quarta-feira, 22 de junho de 2011

“O desenvolvimento do estado deve vir acompanhado da preservação do meio ambiente”, diz Léo Cunha

São Luís - A importância em equilibrar o desenvolvimento econômico do Estado com preservação do meio ambiente foi o principal assunto destacado, na tarde de ontem (21), pelo deputado Léo Cunha (PSC), presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia, durante sua participação ao programa “Balança Capital”, da rádio Capital AM.

Durante o programa com duração uma hora e meia, o parlamentar respondeu aos questionamentos feitos pelo apresentador Sergio Murilo e a perguntas feitas pelos ouvintes. Além da questão ambiental, ele destacou também os principais problemas enfrentados pela cidade de Imperatriz, e falou da necessidade da criação do Maranhão do Sul. .

Léo Cunha defendeu que todos os investimentos trazidos para o estado, estabeleçam um equilíbrio entre suas ações e a preservação do meio ambiente: “Sou a favor da implantação de grandes empreendimentos, mas não podemos esquecer que precisamos cuidar do nosso meio ambiente, para dar condições de sobrevivência ás gerações futuras,” enfatizou.

Sobre o assunto, o deputado destacou o problema enfrentado atualmente pelo Maranhão, onde segundo pesquisa realizada pela ABRELPE, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, apenas 31,2°/° de todo lixo que é produzido no estado, têm destinação adequada, ou seja, tratamento correto em aterros sanitários.

O deputado enfatizou que grande parte desse lixo é produzido pela construção civil e que se houvessem condições adequadas seria facilmente reaproveitado: “esses resíduos seriam reutilizados em 100°/°, um grande desperdício,” lamentou.

IMPERATRIZ
Ele chamou a atenção da situação da cidade de Imperatriz, onde além do lixo doméstico, o lixão da cidade, também recebe o lixo hospitalar, “essa situação coloca a saúde das pessoas que ali trabalham catando lixo, em risco de contaminação de várias doenças,” disse.

Segundo o deputado já existe um incinerador em funcionamento na cidade, mas que a prefeitura de Imperatriz ainda não utiliza o serviço, para incinerar o lixo do hospital municipal.

Falando ainda da questão ambiental, Léo Cunha informou apenas 5°/° das residências de Imperatriz possuem esgoto ligado à rede. A fim de solucionar o problema, ele destacou que a assembléia já encaminhou uma indicação de sua autoria, solicitando que a rede de esgoto da cidade seja reformada e ampliada.

MARANHÃO DO SUL
Questionado sobre a criação do estado do Maranhão do Sul, o deputado manifestou seu apoio e disse acreditar na viabilidade da emancipação: “creio que é viável, e acho muito importante para o crescimento da região sul do estado. Esse é um sonho de todos nós , é preciso que tenhamos essa oportunidade de caminhar com nossas próprias pernas,” finalizou.

Texto: ASSESSORIA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário