segunda-feira, 4 de março de 2019

IFAB aprova mudanças nas regras para um futebol mais dinâmico

Reunião que definiu algumas mudanças importantes na regra do futebol.
(Foto: Divulgação/IFAB) 
Escócia - Em uma reunião realizada em Aberdeen, na Escócia, a International Board (IFAB), órgão que regula as leis do futebol, aprovou uma série de mudanças nas regras da modalidade. Entre as mudanças estão o posicionamento dos goleiros nos pênaltis, lances de mão na bola, cartões para técnicos, local para substituição dos jogadores, cobranças de tiro de meta e bola ao chão.

A alteração que mais chamou atenção é a da marcação de mão na bola. A partir de agora, qualquer jogada de gol que tenha o toque de mão será anulado, independentemente da intenção do jogador. – “Em relação às faltas com a mão, o IFAB decidiu dar uma definição mais precisa e detalhada do que constitui uma falta com a mão, em especial no que diz respeito às sanções em que uma mão involuntária/acidental seja sancionada”, – afirmou o órgão. “Um gol marcado com a mão ou braço (mesmo de maneira acidental), ou um jogador que marque ou crie uma oportunidade para marcar depois de ter a posse/controle da bola com a mão/braço não será tolerado”, concluiu o IFAB.

Outro ponto que chamou atenção foi a nova regra para substituição. Agora, os jogadores que forem substituídos serão obrigados a deixarem o campo na linha do campo mais próxima, seja lateral ou de fundo.

O comunicado do IFAB também informou que nos tiros de meta, não será obrigado que a bola deixe a grande área. Em outra alteração da regra, caso a bola bater no corpo do árbitro, o jogo deverá ser paralisado para dar bola ao chão. 

No encontro número 133 da história do IFAB, o órgão “expressou sua satisfação com o impacto significante e o sucesso” do árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês). As novas alterações entrarão em vigor a partir do dia 1º de junho, quando a temporada europeia já terá terminado. No entanto, as ligas que ainda estiverem em andamento, como o Campeonato Brasileiro, terão que se adaptar. 

A Copa América, que será disputada entre os dias 14 de junho e 7 de julho, no Brasil, ocorrerá com as novas mudanças.

Fonte: Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário