quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Coluna Na Marca do Pênalti desta quinta...

Imperatriz - Confira os tópicos da Coluna, "Na Marca do Pênalti", desta quinta-feira, 18 de outubro de 2018, do "Jornal Correio", escrita pelo radialista Carloto Júnior.
Radialista Carloto Júnior.

Coluna Na Marca do Pênalti
18 de outubro de 2018


VAR!
O VAR (Video Assistant Refere em inglês), que para nós significa o Árbitro de Vídeo, acabou se tornando o centro das discussões, quando o Cruzeiro venceu o Corinthians por 2 x 1, na quarta-feira (17), em São Paulo e conquistou o titulo da Copa do Brasil de 2018. O VAR foi acionado em duas oportunidades: a primeira, na penalidade marcada a favor do Corinthians, em que Jadson empatou o jogo em 1 x 1; depois, anulando o que seria o 2º gol da equipe paulista, marcado pelo atacante Pedrinho, mas com falta em cima do zagueiro Dedé, do Cruzeiro, no início da jogada. No pênalti, como todos tiveram a oportunidade ver, o árbitro carioca, Vagner do Nascimento (FIFA), deixou o jogo seguir, mesmo com os jogadores do Corinthians reclamando de uma suposta falta de Thiago Neves (Cruzeiro) em Ralf (Corinthians), dentro da área. O VAR entrou em ação acionando o árbitro que foi conferir no monitor, decidindo por marcar, erradamente, a penalidade máxima. No outro lance, ele confirmou o gol e, novamente, foi acionado pelo VAR, onde concluiu que Jadson cometeu falta em Dedé no início da jogada. A discussão agora é saber por que, mesmo, tendo a oportunidade de rever o lance, o árbitro, ainda, comete erros? A resposta é simples: mesmo com toda tecnologia, quem decide no final é um ser humano e, como tal, está sujeito a erros.

Todos os...
...comentaristas de arbitragens (ex-árbitros) foram unânimes em afirmar que o árbitro Vagner do Nascimento errou na marcação da penalidade máxima para o Corinthians, mas acertou ao anular o 2º gol do time paulista. De acordo com a FIFA, o  VAR só entra em ação em 4 momentos do jogo: Gols (bola entrou ou não, se houve falta no lance de gol, impedimento e etc..); Pênalti; Cartão Vermelho e Erros de Identificação (quando aplica cartão para o jogador errado). Acho errada essa limitação e explico por que. Acontece um erro em uma jogada de falta na entrada da área não marcada, ou uma falta que não foi marcada onde o jogador poderia ser expulso, ou um escanteio que o árbitro não marcou ou o contrário ou qualquer outro lance que o pessoal do VAR percebe que houve o erro, mas por não está enquadrado nesses 4 itens, o VAR não se manifesta. Ou seja, sabe que o erro aconteceu, mas por limitação, não pode informar. Se é para ter o VAR para evitar injustiça, que seja liberado 100%. Ou se faz justiça ou não.

Uma coisa...
...posso afirmar: o Cruzeiro foi campeão da Copa do Brasil com justiça. Tanto pela campanha, onde venceu todos os jogos fora de casa, quanto pela partida que fez em São Paulo. Que o time mineiro é infinitamente melhor que o paulista, acredito que até os corintianos concordam. Mesmo assim acho que o Cruzeiro deu mole no segundo jogo, correndo risco de sofrer a virada e decidir o titulo nos pênaltis, como aconteceu no ano passado, contra o Flamengo. Os mineiros afirmam que foi um risco calculado. Menos mal que o VAR não interferiu no placar do jogo e o Cruzeiro venceu por 2 x 1. Um time que tem Fábio no gol, Dedé (um monstro) na zaga, Thiago Neves no meio campo e Arrascaeta no ataque não pode correr tantos riscos, mesmos que calculados, como o Cruzeiro correu.

A Copa do...
...Nordeste de 2019 já começou para os times maranhenses. Sampaio (atual campeão) e Moto Club já sabem a data, local e o adversário da estreia do Nordestão 2019. O pontapé inicial está marcado para o dia 16 de janeiro. O Sampaio estreia fora de casa, onde vai enfrentar o Ceará, em Fortaleza. Já o Moto Club estreia em casa, contra o Altos, do Piauí. Além disso, as duas equipes já sabem quando vão se enfrentar, no Superclássico, programado para o dia 17 de fevereiro, com mando de campo do Rubro Negro. Quatro equipes de cada grupo se classificam para as quartas de final. Que Sampaio e Moto se preparem bem para não ficarem pelo meio do caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário