terça-feira, 8 de março de 2016

Bastidores da política desta terça....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 8 de março de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
8 de março de 2016

Difícil
Ontem, surgiram informações nas redes sociais de que o ex-prefeito Ildon Marques de Souza estaria de malas prontas para ingressar no PSB. Se vai, não se pode duvidar, mas não seria fácil o ingresso do pré-candidato no partido. É verdade que Ildon e Roberto Rocha andam conversando há tempo, mas o comando estadual da sigla está com o prefeito de Timon, Luciano Leitoa. Portanto, teria que passar por ele a ficha de filiação de Ildon. Os integrantes da Comissão Municipal não demonstram concordar com a ida do ex-prefeito, especialmente a presidente da Comissão, Rosi Vicentini, muito ligada a Luciano Leitoa e já afastada de Roberto Rocha, o qual não a procura mais quando vem a Imperatriz. Rosi entende que o partido deve juntar à esquerda, e caso não lance candidatura própria, o caminho natural seria o PCdoB ou PDT. É aguardar.

E...
Agora é oficial: uma breve pesquisa no site do TRE e a confirmação de que o ex-prefeito Ildon Marques não é mais do PMN, partido no qual se abrigou logo após ter se desvinculado do PMDB. Qual o destino? Por enquanto, só a especulação citada acima, em torno do PSB.

Olha aí!
O PMN não perdeu tempo. Com a saída de Ildon Marques, consta que o partido já escolheu um nome para comandá-lo em Imperatriz. Segundo uma fonte, trata-se do empresário Atenágoras Reis Batista. Se assim for, o rumo do partido nas eleições seria o PCdoB, já que Atenágoras tem cargo no Governo Flávio Dino.

Pré-candidatura
Perguntado se teria novidades sobre as movimentações políticas, o vice-prefeito Pastor Porto respondeu: “Esse é um tempo de construção da candidatura. Muita conversa com partidos”. Porto é pré-candidato a prefeito pelo PPS, mas dificilmente disputaria sem apoio do prefeito Madeira e/ou do governador Flávio Dino. Como os dois já teriam candidato, Porto terá como saída, novamente, uma vaga de vice.

Mulheres
Ednalva Gonçalves. É o nome do PSDB que se apresenta para ser candidata a prefeita de São Francisco do Brejão. Viúva do ex-prefeito Magnaldo Gonçalves, Ednalva teve o nome lançado na tarde do último sábado, num evento que contou com a presença do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, do presidente do PSDB de Imperatriz, J. Ribamar, e de dirigentes do Instituto Teotônio Vilela–ITV, órgão de formação política do PSDB. O partido na região já conta com duas mulheres prontas para encarar uma eleição majoritária em 2016: Telma Plácido, de Edison Lobão, e agora Ednalva Gonçalves, de Brejão.

Quadro
Marco Aurélio (PCdoB), Ildon Marques (?), Rosângela Curado (PDT) e Delegado Assis Ramos (PMDB) são, no momento, os nomes apontados para uma “monopolização” das eleições de 2 de outubro. A maioria dos observadores políticos acredita que esse cenário favorece o ex-prefeito Ildon Marques, mas a força das máquinas estadual e municipal pode fazer a diferença em favor de Marco Aurélio.

Mais uma
Depois de perder nas urnas, a chapa 2 sofreu nova derrota na Justiça. Foi indeferido um recurso pedindo a revogação de uma liminar que determinava a eleição da AIRT com os eleitores da lista oficial. Inconformada, a chapa deverá continuar tentando vencer no tapetão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário