terça-feira, 22 de março de 2016

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 22 de março de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
22 de março de 2016

Enrola a bandeira
Não quero acreditar. Mas não será surpresa se na eleição deste ano voltar a velha e cansada música de criação do Estado do Maranhão do Sul. A exemplo da tão propalada Hidrelétrica de Serra Quebrada, o Maranhão do Sul virou bandeira de campanha nas últimas duas décadas. Porém, já foi um discurso eleitoreiro que rendeu votos. Hoje, só rende críticas, porque o povo já cansou e sabe que com a situação econômica por que passa o país, juntada com a falta de interesse da cúpula política, o projeto não tem rumo de ser aprovado. Portanto, é bom que os candidatos procurem outra bandeira de luta, porque a do Maranhão do Sul tão cedo (ou nunca) sairá da gaveta. Sempre torcemos para que desse certo a criação do novo estado, mas não nos enganemos e temos quer enfrentar a realidade.

Ceticismo
Na mídia e entre correligionários o deputado Marco Aurélio é tratado de um mês para cá como pré-candidato a prefeito pelo PCdoB. Só que até agora o próprio nunca se pronunciou sobre o assunto nem a direção do partido. Uma fonte bem situada disse ontem que já sente um “clima diferente”, levando-a a duvidar da candidatura de Marco Aurélio. Na verdade, ele é o único tido como pré-candidato que ainda não confirmou a intenção de disputar a sucessão de Madeira.

Tchau, PMDB!
No dia 02 de outubro do ano passado, o PMDB filiou, com pompas, o vereador Hamilton Miranda, que havia deixado o PSD. Agora, seis meses depois, ele troca o PMDB pelo PP. Hamilton não vislumbrou uma possibilidade de ser candidato a prefeito, já que depois da sua filiação o PMDB filiou o delegado Assis Ramos, já como o pré-candidato ao Palácio Renato Moreira. O PP deve fazer coligação com o PSB do ex-prefeito Ildon Marques de Souza. E assim Hamilton se torna uma opção para ser o candidato a vice. Mas, por enquanto, o seu foco é a reeleição.

E...
Especula-se que o vereador Antonio Pimentel pode deixar o PDT, filiando-se ao PSB ou PP. Já o ex-tucano José Carneiro, o Buzuca, estaria em dúvida entre PDT e PCdoB. Até dia 28 deverá decidir o rumo. A vereadora Terezinha Soares resolveu permanecer no PSDB.

Lista
Em Montes Altos há pelo menos sete pretensos candidatos a prefeito: são os vereadores Aldefran Barbosa e Jeane Brito, Júnior Bodão, Domingos França, Ajuricaba Abreu, Walber Ferraz  e a vice-prefeita Kelly Rocha. Do grupo do prefeito Valdivino Rocha são Walber e Aldefran.

Queixa
A vereadora Jeane Brito é do PDT. Ela e o marido, Edilson Brito, sempre foram da oposição ao grupo Sarney e apoiaram o governador Flávio Dino. Mas ao invés de apoiá-la, o PCdoB preferiu filiar a vice-prefeita Kelly Rocha. Ela é filha do ex-prefeito Adail Albuquerque, que segundo os adversários era do lado do grupo Sarney. Por isso, estaria havendo queixa de correligionários de Jeane e Edilson Brito sobre o apoio do grupo do governador a Kelly Rocha.

Antecipação 
Ontem o governador Flávio Dino anunciou que, considerando o feriado da Semana Santa, resolveu antecipar o pagamento dos servidores estaduais para o dia 24, quinta-feira, que estava previsto para ser efetuado no dia 1º de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário