terça-feira, 1 de março de 2016

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 1 de março de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
1 de março de 2016

Articulações
Como fogo de monturo, está havendo uma articulação que pode cair como uma bomba no meio político imperatrizense, relacionada à sucessão do prefeito Sebastião Torres Madeira (PSDB). As peças do jogo de xadrez estão sendo mexidas e não vai demorar para que surjam novidades, pois este é o mês decisivo para os pré-candidatos trocarem de partido. Um pré-candidato, cujo nome será preservado a pedido, está se movimentando nos últimos dias, com conversas envolvendo outra liderança com pré-candidatura lançada e pelo menos cinco partidos. Ontem mesmo estava havendo conversa em São Luís com um dos partidos. Os rumos que estão tomando PSDB e PCdoB é que estão causando esses desdobramentos. Vamos aguardar o que vem por aí. Anunciaremos.

PDT x PCdoB
Os dois partidos não estão se entendendo em Paço do Lumiar. O PDT, partido de Weverton Rocha, tem o prefeito Josemar Sobreiro (PSDB) como candidato à reeleição. O PCdoB lançou como pré-candidato o ex-deputado Domingos Dutra, que no domingo fez um ato com a presença do governador Flávio Dino. E isso tem causado problema dentro do próprio PDT, cujo secretário-geral no estado, Julião Amin, não aceita apoiar Josimar, preferindo Domingos Dutra.

E...
Esse confronto entre PDT e PCdoB pode também acontecer em Imperatriz. O PDT já bateu martelo em torno da pré-candidatura de Rosângela Curado e agora o PCdoB caminha para ter candidatura própria, tendo como opção o deputado Marco Aurélio. Mas uma liderança comunista acredita que as disputas municipais não irão atingir a aliança estadual entre as duas siglas.

Mudança 
O Democratas tem novo comando no Maranhão. Em solenidade realizada ontem, o deputado federal Juscelino Filho se filiou no DEM e foi oficializado como novo presidente estadual do partido. A sigla está perdendo o deputado estadual Cesar Pires, mas tem Antônio Pereira e ganhou mais dois deputados, ontem. Foram filiados Cabo Campos e Stênio Rezende. Em Imperatriz, o partido deve continuar sob o comando de Antônio Pereira.

Negando 
O empresário Edinho Lobão está negando que o apresentador Ratinho tenha comprado a Difusora, afiliada do SBT no Maranhão. “Conversa fiada”, afirmou Edinho, mas admitindo que  há interesse do apresentador, porém não está conversando sobre a venda da emissora.

Paralisação
A Delegacia Regional de Imperatriz do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) divulgou ontem que hoje haverá uma paralisação de advertência. O ato será na Praça de Fátima, a partir das 8 horas. Os professores reivindicam reajuste salarial e progressões. “Em janeiro deveria ter sido feita a recomposição salarial, conforme a Lei do Piso, e também o cumprimento da terceira etapa das progressões”, revela nota da Regional do sindicato.

Eleições 
O procurador-geral da República e procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, autorizou os procuradores regionais eleitorais a atuarem exclusivamente na esfera eleitoral no período de 1º de março a 20 de dezembro de 2016. No Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), o procurador regional eleitoral é o Dr. Thiago Ferreira de Oliveira. A resolução leva em conta as eleições para prefeitos e vereadores a serem realizadas este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário