quarta-feira, 16 de março de 2016

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 16 de março de 2016.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
16 de março de 2016

Ponta virada
Agora é prego batido, ponta virada. Acabou o suspense em torno da filiação do ex-prefeito Ildon Marques. Ontem, ele confirmou à coluna que hoje, quarta-feira, ingressará no PSB a convite da Direção Nacional. E amanhã haverá uma solenidade em Imperatriz, em que devem acontecer várias filiações, entre elas a do vereador Chiquim da Diferro, do PR. Haverá as presenças do senador Roberto Rocha, que articulou a ida do ex-prefeito ao partido, e do deputado federal André Fufuca, do qual Ildon é suplente. Fufuquinha está agora no PP, que poderá se coligar com o PSB. Pode ter ainda o PTB. Ildon Marques, portanto, disputará a sucessão de Madeira por uma coligação que lhe dará um significativo tempo na TV e rádio. O PP é o quarto com maior tempo.

Fora
A filiação de Ildon Marques ao PSB joga por terra a pré-candidatura da advogada Rosi Vicentini, presidente da Comissão Provisória Municipal. Ela e outros socialistas eram contra a filiação do ex-prefeito, inclusive se apegando ao presidente estadual, Luciano Leitoa, para impedir que isso acontecesse. Porém, com a força de Roberto Rocha, Ildon buscou a Direção Nacional, e como em política tudo se decide de cima pra baixo, ele ganhou a queda-de-braço.

Especulação
O PSB, como se sabe, é da base de sustentação do Governo Flávio Dino. Isso gera especulação de que agora Ildon Marques é do lado do governo, deixando o grupo Sarney. Mas, por enquanto, o ex-prefeito ainda é um estranho no ninho. Precisará fazer muitos gestos para quebrar as resistências, principalmente da ala comunista.

E...
Caso Ildon passe a ser realmente considerado um dinista, o governo teria três candidatos em Imperatriz, ficando numa situação confortável, pois são exatamente os três apontados com mais chances de vencer. Já existem Marco Aurélio (PCdoB) e Rosângela Curado (PDT).

O PSB também se fortalece para as eleições municipais de São Luís. A deputada federal Eliziane Gama vai se filiar ao partido na próxima sexta-feira, último dia da janela para a mudança de legenda para quem tem mandato e deseja disputar o pleito de 2 de outubro. Eliziane deixa a REDE, para a qual foi há pouco tempo, depois de sair do PPS.

Olha aí!
Aposentado da política há anos, o ex-deputado João Paiva manifesta-se interessado em voltar à vida pública. E como pré-candidato a prefeito. Paiva foi candidato a vice na chapa de Zenira Fiquene em 1992. Derrotado, em 94 foi candidato a deputado estadual e se elegeu.

Suspensa
Ontem o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) informou que a Justiça Federal concedeu, na segunda-feira (14), decisão liminar suspendendo a obrigatoriedade no Maranhão do exame toxicológico para obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E. Ao apreciar o pedido de reconsideração feito pelo Detran, o juiz Jaime Travassos Sarinho, da 6ª Vara Federal de São Luís, concedeu antecipação de tutela, suspendendo a exigência do exame toxicológico de larga janela de detecção, previsto no artigo 148 do CTB. Diante da decisão e tão logo o Denatran seja intimado sobre ela, os procedimentos, no Maranhão, de emissão e renovação de CNH das referidas categorias serão regularizados.

Um comentário: