domingo, 27 de setembro de 2015

Bastidores da política deste domingo....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 27 de setembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
27 de setembro de 2015

Pré-candidatos
Hoje Imperatriz tem 14 pré-candidatos a prefeito. No momento são pré-candidatos Delegado Assis Ramos (PP), Rosângela Curado (PDT), lldon Marques (PMN), Chiquinho Escórcio (PMDB), Rosiane Vicentini (PSB), Chico Brasil (PHS), Pastor Porto (PPS), Aluisio Melo (PCB), Francimar Moreira (REDE), Marias das Graças Carvalho (REDE), Esmerahdson de Pinho, Daniel Souza, Miriam Reis e Ribinha Cunha, todos do PSDB. Como em apenas um partido há até quatro pretendentes e também haverá as alianças, quando fizer a peneira o número vai diminuir muito. Mas mesmo havendo os “cortes”, poderemos ter no mínimo seis candidatos à sucessão do prefeito Sebastião Torres Madeira. Se o PSDB não lançar, diminui-se quatro. Da REDE sai um, PSB e PPS podem se juntar ao PP. Seriam, então, sete a menos. Ficariam sete. Mas, por um motivo ou outro, pode ser rifado pelo menos um. Enfim, iriam para as urnas seis candidatos. Poderiam ser Ildon, Rosângela, Assis Ramos, Francimar ou Maria das Graças, Aluisio e Chico Brasil. Tá achando muito? Nas eleições de 2012 foram nove – Madeira, Rosângela, Carlinhos Amorim, Adalberto, Justino, Kleber Miranda, Major Melo, Wilson Leite e Aluisio.

Prazo
Com a reforma política, o prazo de filiação partidária para quem deseja ser candidato diminuiria de um ano para seis meses antes das eleições. Se prevalecer, ainda teremos mudanças partidárias de pré-candidatos. Nos últimos dias muitas filiações aconteceram, porque o prazo termina no próximo dia 2, levando-se em conta a legislação eleitoral do momento. Mas como o cenário político-eleitoral pode não ser o mesmo até o prazo, pré-candidatos que se filiaram hoje poderão mudar de partido. O ajuste das abóboras no jacá é de acordo com o andar do jumento. Então, é aguardar.

Em campo
Alheio a movimentos políticos e à possibilidade de o PSDB não lançar candidato, o vereador Esmerahdson de Pinho intensifica a sua pré-campanha a prefeito. Esmerahdson ainda acredita que o PSDB lançará candidato próprio, possibilidade que teria aumentado com a saída de Clayton Noleto, com quem o prefeito Sebastião Madeira havia fechado acordo. De Pinho aposta no seu potencial eleitoral, com apoio de Madeira, para disputar a eleição com chances de vitória.

Obras
Acontece amanhã, segunda-feira, na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, uma reunião com o assessor especial da Presidência da República, Francisco Escócio, que falará sobre as obras do Governo Federal que estão paralisadas em Imperatriz, como a duplicação da rodovia BR-010, Mercado do Peixe e a Feira da Nova Imperatriz. A reunião será às 19 horas. Boa oportunidade para questionamentos.

Declaração
Tramita nas comissões competentes da Câmara Municipal de Imperatriz Projeto de Lei Ordinária que estabelece “a obrigatoriedade de apresentação da declaração de bens e rendas para o exercício de cargos, empregos e funções no Poder Executivo”. A proposta é de autoria do vereador Francisco Rodrigues da Costa, mais conhecido por Chiquim da Diferro.

Arrocho
O governo do Tocantins está massacrando as prefeituras. Sem saída, os prefeitos decidiram paralisar os serviços públicos municipais nas 139 cidades tocantinenses. A paralisação dos serviços foi anunciada pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), devendo ocorrer entre 28 de setembro e 2 de outubro, como forma de protesto pela situação financeira das administrações municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário