sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 25 de setembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
25 de setembro de 2015

PHS e a sucessão
O Partido Humanista da Solidariedade já deu a largada para as eleições de 2016. No Maranhão, o PHS é presidido pelo deputado estadual Carlinhos Florêncio, que coordenou, no último sábado, Encontro Estadual, em Bacabal, reunindo cerca de mil e trezentas pessoas. Várias autoridades compareceram. Foi um momento de intercâmbio e de decisões em relação ao futuro da legenda em nível estadual. A Comissão Executiva Nacional foi representada por Eduardo Machado e Luiz França, respectivamente, presidente e secretário-geral do PHS. O empresário Francisco da Silva Almeida também compareceu. Ele deverá ser o candidato humanista à Prefeitura de Imperatriz. Nos próximos dias, assinará ficha de filiação. No município, o presidente do PHS é o advogado Antônio Torres, que pretende lançar uma chapa pura para a eleição proporcional (vereador).

Opinião
A candidata do grupo é Rosângela Curado. PCdoB indica o vice. Madeira fica de fora e, chateado, lança candidato, que pode ser Ribinha Cunha ou Léo Cunha. Nada daqueles nomes que dizem estar se viabilizando”. A opinião é do ex-candidato a vereador Marco Miranda, filho do ex-vereador e ex-deputado estadual Leo Franklin de Miranda.

Filiação
Amanhã o PCdoB faz festa em Açailândia. Às 9 horas o partido recebe a filiação do prefeito Juscelino Oliveira, que assumiu recentemente a prefeitura com a cassação do mandato da prefeita Gleide Santos, tanto pela Justiça como pela Câmara. Muitos prefeitos e pré-candidatos estão se filiando à sigla do governador Flávio Dino. O prefeito de Ribamar Fiquene, Edilomar Miranda,  havia saído e retornou.

No páreo
O PCdoB lançou pré-candidato a prefeito em São Francisco do Brejão. É o vereador Aroldo Lira. Mas o grupo tem outros três pré-candidatos e deverá haver uma prévia para a escolha do nome, porque a intenção é a unidade do grupo liderado pelo governador Flávio Dino. Ontem à tarde Aroldo visitou O PROGRESSO acompanhado de Davison do Nascimento, do PCdoB-Imperatriz e da Articulação Política do Governo Estadual.

No páreo - II
Ontem à tarde o empresário Francimar Moreira informou à coluna que é pré-candidato a prefeito. Ele recebeu convite das direções nacional e estadual da Rede Sustentabilidade (REDE) e aceitou o desafio para concorrer à sucessão do prefeito Madeira. Francimar já estava decidido a filiar-se ao Partido Novo, mas com o registro da REDE na terça-feira (22), ele desistiu e ficará no partido que ajudou a fundar.

Legislativo
Ainda “tonta” devido à retirada da pré-candidatura de Clayton Noleto à prefeitura, a direção local do PCdoB está agora engajada na articulação visando a eleição proporcional. O partido deseja fazer até quatro vereadores, dobrando a bancada. Hoje tem Adonilson Lima e Carlos Hermes. Filiações serão feitas até o dia 2 de outubro.

Parou por quê?
Na próxima segunda-feira, 28, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz recepcionará o assessor especial da Presidência da República, Francisco Escócio, que vem em missão oficial para discutir sobre as obras do Governo Federal que estão paralisadas em Imperatriz - duplicação da rodovia BR-010, Mercado do Peixe e Feira da Nova Imperatriz. A reunião será às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário