sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Bastidores da política desta sexta.....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sexta-feira, 04 de setembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
04 de setembro de 2015

Mudanças
Ontem o senador Roberto Rocha (PSB) agradeceu em Plenário a acolhida de emenda de sua autoria ao projeto de lei da Câmara (PLC 75/2015) que trata da reforma política. Segundo explicou o parlamentar maranhense, a mudança proposta só permite que o detentor de mandato eletivo troque de partido político um ano antes das eleições seguintes. “É inadmissível que alguém se eleja e já mude de partido no início do mandato”, sustentou, observando que o país já conta com cerca de 40 partidos registrados e mais 30 em processo de reivindicação de registro. Na sessão de quarta-feira, o Senado também aprovou, com 36 votos favoráveis e 31 contrários, a proibição das doações de empresas às campanhas políticas. Ficou autorizado, por outro lado, o repasse de dinheiro de pessoas físicas aos partidos e candidatos. A doação, no entanto, está limitada ao total de rendimentos tributáveis do ano anterior à transferência dos recursos.

Licença
O deputado federal Weverton Rocha falou, da tribuna, sobre o seu pedido de licença de 120 dias (sem remuneração). “Nesse período ajudarei a estruturar o PDT na capital e no interior”, observou o parlamentar, que falou ainda sobre a correligionária Rosângela Curado, que irá assumir o mandato na próxima semana. Rocha assumiu a presidência estadual do PDT na sexta-feira passada, quando houve a filiação de 16 prefeitos. “E é pelas reais condições de vitória dos pedetistas na disputa eleitoral do próximo ano em diversos municípios maranhenses que irei me dedicar neste período à organização do PDT em São Luís e em pelo menos 40 municípios do Maranhão”, comentou o deputado.

Posse
Weverton Rocha sai de licença na próxima terça-feira, dia 8. A sua substituta, a ex-subsecretária estadual de Saúde, Rosângela Curado (PDT), deverá tomar posse na quarta ou quinta-feira. Ela será recebida em Imperatriz por correligionários e simpatizantes com uma grande festa. Haverá carreata.

E...
Festa grande também quem está preparando é o PCdoB. No próximo dia 11 haverá um encontro regional, quando serão filiados vários líderes políticos e comunitários, entre eles os prefeitos de Açailândia e de Ribamar Fiquene. Estará presente o maior nome do partido no Maranhão, o governador Flávio Dino. O PCdoB tem como pré-candidato a prefeito de Imperatriz o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

No páreo
Militante por vários anos do Partido Verde (PV), o empresário Chico Brasil deve se filiar ao PHS, que em Imperatriz está sob o comando do advogado Antonio Torres. O dirigente informou à coluna que o partido terá candidato próprio a prefeito e tentará eleger pelo menos dois vereadores. Torres adiantou que Chico Brasil é uma das opções do PHS para disputar a sucessão do prefeito Madeira.

Pedaladas
Na sessão de anteontem o vereador Esmerahdson de Pinho apresentou indicação que pede a implantação de ciclovias na Avenida Beira-Rio. O vereador Adonilson Lima comentou que Esmerahdson era muito conhecido pelas suas pedaladas. De pronto, ele emendou: - Mas não são pedaladas fiscais não... A risada foi geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário