quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Bastidores da política desta quinta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 17 de setembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
17 de setembro de 2015

Sucessão
Como não poderia deixar de ser, o assunto predominante da semana é a sucessão municipal, especialmente por conta da saída do páreo do secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto (PCdoB). As atenções estão voltadas para Rosângela Curado (PDT), Ildon Marques (PMN) e Delegado Assis Ramos (PP), principalmente em torno da deputada, cuja pré-candidatura se torna a única dentro do grupo liderado pelo governador Flávio Dino. No momento existem muitas especulações. Como ainda falta um ano para o pleito, há aqueles que acreditam em “fatos novos” até lá. Inclusive que o PCdoB poderia repensar a sua decisão, lançando o próprio Clayton ou o deputado Marco Aurélio como candidato. Embora em política tudo pode acontecer, essa possibilidade é quase zero, porque o PCdoB “rifou” Clayton e não retomaria o assunto sobre candidatura própria, até porque foi feito um acordo com o PDT que não deve ter envolvido apenas as eleições de 2016. Quanto a outras candidaturas, novidades podem acontecer...

Opinião
Para um atento observador político, Imperatriz perdeu com a saída de Clayton Noleto da disputa eleitoral. No seu entendimento, a perda foi, principalmente, relacionada à questão administrativa. Ele acredita que Clayton Noleto tem todas as credenciais para fazer uma gestão exitosa em Imperatriz. “Lamento muito, porque no meu entendimento, era a melhor opção que tínhamos para  2016”, afirmou.

Definido
Ontem o vereador Antonio Pimentel informou à coluna que já escolheu o seu novo partido. Eleito pelo DEM, ele vai se filiar ao PDT, liderado em Imperatriz pela deputada federal e pré-candidata a prefeita Rosângela Curado. O ato de filiação acontecerá no próximo dia 27.

E...
A vereadora Caetana Frazão também vai trocar de partido. Na sessão de ontem, da tribuna ela não confirmou, prometendo que  vai “explicar tudo”. Comenta-se que ela já teria deixado o PSDB, que já perdeu alguns filiados, entre eles o suplente de vereador Paulinho Lobão, que ainda não decidiu pra onde vai.

FGTS
O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador José Carlos Soares Barros, anunciou na sessão de ontem que na próxima semana será liberado o FGTS dos servidores daquela casa. Já o vereador Rildo Amaral questionou a demora da prefeitura em devolver as carteiras de trabalho dos seus funcionários, bem como a liberação do FGTS. Houve a transmutação do regime celetista para estatutário e em fevereiro todos os servidores entregaram suas carteiras à Secretaria de Administração.

FGTS – II
O secretário de Administração e Modernização, Iramar Cândido, enviou ontem aos sindicatos de servidores municipais um ofício informando que em novembro será iniciada a devolução das carteiras de trabalho, acompanhadas do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. Também informou que a prefeitura já iniciou o processo de agendamento de saque do FGTS.

(In)segurança
O vereador Raimundo Roma subiu à tribuna, ontem, para falar sobre a questão da segurança em Imperatriz. “O momento é difícil”, disse ele, informando que recebeu um pedido de integrante do sistema de segurança para ter “paciência”. Roma tem feito cobranças no programa Bandeira 2. “Mas como pedir paciência para uma pessoa que foi assaltada e perdeu a sua moto? Como pedir paciência para a viúva do cidadão que foi assassinado quando se dirigia para o trabalho?”, questionou o vereador. “É difícil ter paciência”. Roma observou que falta estrutura para que a polícia possa trabalhar a contento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário