quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Bastidores da política desta quarta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste quarta-feira, 09 de setembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
09 de setembro d 2015

Duas leis
Na sessão de ontem, alguns vereadores se pronunciaram sobre a polêmica “Lei dos Bares”, há várias semanas sendo motivo de discussões no plenário. O “tempo fechou” no final de semana com a manifestação desastrada do cantor Juliano Reis contra o bispo Dom Gilberto Pastana, que causou grande repercussão e foi duramente repudiada por toda a sociedade. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação preparou um projeto que seria votado na sessão de hoje. Propõe que permaneça o horário das 2 horas para os bares, pizzarias e lojas de conveniência e estenda para as 4 horas o funcionamento de casas de shows e boates. Mas uma proposta do vereador Adonilson Lima, apresentada em aparte ao discurso do vereador José Carlos, pode adiar a votação. Ele propôs que sejam criadas duas leis – uma para bares e outra para casas de shows e boates. Os vereadores iriam se reunir ainda ontem para tomar uma decisão. Havia a possibilidade de ser colocada em votação, hoje, primeiro a “Lei dos Bares”. Somente depois é que seria preparado o projeto direcionado ao outro segmento da noite.

Posição
Nos seus pronunciamentos, alguns vereadores revelaram a sua decisão em torno do assunto. O vereador Fidélis Uchoa defende a redução do horário dos bares para 1 hora e a ampliação para as boates e casas de show para as 4 horas, contanto que estejam instaladas no setor da avenida Beira-Rio. Os vereadores José Carlos e Carlos Hermes são a favor do horário atual para bares e que se estenda para as 4 horas o horário para bares e casas de show. Já o vereador Aurélio Gomes defende a permanência da atual lei, que prevê o mesmo horário (2 horas) para todos.

Olha aí!
No seu discurso, o vereador José Carlos observou que no final de semana uma casa de eventos funcionou até às 5 horas, com uma festa de colação de grau. Há uma maçonaria que aluga suas instalações para festa que, segundo o vereador, passa das 4 horas. José Carlos também denunciou que na Super Quadra 602 uma casa está sendo alugada para festas que não têm horário para terminarem. “Nunca apareceu uma autoridade para tomar providências”, criticou o vereador.

No jogo
O vice-prefeito Pastor Porto reafirmou o desejo do PPS em disputar a prefeitura de Imperatriz e que ele é a opção. Brevemente o partido realizará um grande encontro na cidade, com a presença da deputada federal Eliziane Gama, pré-candidata a prefeita de São Luís, e possivelmente o prefeito de Vitória-ES, Luciano Rezende. Na oportunidade, seria anunciada a pré-candidatura do Pastor Porto.

Adiado
Não acontecerá neste final de semana o encontro do PCdoB em Imperatriz, quando seriam realizadas várias filiações de municípios da região, alguns prefeitos e pré-candidatos. Segundo o vereador Adonilson Lima, outra data será marcada, ainda para este mês.

Opinião
Veja o que pensa o governador Flávio Dino (PCdoB) sobre corte de gastos:
-    Cortar “despesas obrigatórias” atinge gastos sociais. Inaceitável. O caminho é cortar juros, cobrar dos sonegadores e das grandes fortunas. Poucos e grandes grupos econômicos respondem por enorme parcela da Dívida Ativa da União. Usam dinheiro sonegado como “capital de giro”. Tributar grandes fortunas é justo, combate desigualdade, respeita a capacidade contributiva das pessoas e obedece à Constituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário