quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 16 de setembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
16 de setembro de 2015

Fortunas
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é um dos mais entusiastas defensores da criação de um imposto sobre fortunas pessoais superiores a R$ 4 milhões. “É um imposto que legitima o sistema tributário, porque ele torna o sistema tributário efetivamente promotor de igualdades”, comenta o governador, observando que a tributação renderia aos cofres públicos aproximadamente R$ 14 bilhões em novas receitas. “As alíquotas de 0,4% a 2,1% estariam na média internacional e essa seria uma arrecadação tributária expressiva, por se tratar de um imposto que legitima o sistema tributário”, argumenta Flávio. A medida atingiria as 50 mil pessoas mais ricas do Brasil.

Prego batido
Ao abordar a saída de Clayton Noleto da disputa pela prefeitura, durante pronunciamento na sessão de ontem, o vereador Carlos Hermes observou que o partido tem outros nomes com condição de entrar no páreo. Com isso, deixando a impressão de que o PCdoB ainda estaria sonhando com candidatura própria. Só que já é um assunto encerrado. Se retirou Clayton, é porque já decidiu apoiar a pré-candidata Rosângela Curado (PDT).

E...
A saída de Clayton inviabiliza o PSDB de indicar o candidato a vice-prefeito, a não ser que apoiasse um candidato de fora do grupo liderado pelo governador Flávio Dino. O vice de Rosângela Curado dificilmente deixará de ser do PCdoB, que abriu mão de uma candidatura própria para apoiá-la. Portanto, o PSDB estará fora da chapa majoritária, a não ser que lance candidato ou apoie outro para garantir o vice.

Azedou
Falta de entendimento nas hostes do PCdoB de São Pedro d’Água Branca. O partido resolveu lançar a odontóloga e vereadora Lillian Gonçalves como pré-candidata a prefeita, mas não há consenso, porque há um grupo querendo outro nome. O clima teve quente e sobrou ataque até pra cima do vereador de Imperatriz Adonilson Lima. Fala-se em “erros de ordem ética” por parte de um comunista de São Pedro.

Não sai
Na sessão de ontem, o presidente da Câmara, José Carlos Soares Barros, usou a tribuna e cobrou a demissão do superintendente da Defesa Civil, Franciscos das Chagas (Chico do Planalto), devido a um problema policial em que esteve envolvido na noite de domingo. Só que o prefeito Madeira já teria manifestado a decisão de manter o auxiliar.

No ataque
Um panfleto foi distribuído ontem na cidade contra o senador Roberto Rocha, simplesmente pelo fato de ele ter aparecido na inauguração da sede do seu partido, o PSB, na companhia do ex-prefeito Ildon Marques (PMN), pré-candidato a prefeito. A cena teria causado “constrangimento no PSB”, segundo o panfleto, que estava sendo distribuído por um ex-integrante do comando do partido em Imperatriz.

Defesa
Ontem, PMDB, PCdoB, PP, PSD e PROS assinaram na Câmara dos Deputados um manifesto em defesa do mandato de Dilma. O documento foi entregue pessoalmente à presidente na reunião que ocorreu no Palácio do Planalto com líderes da base aliada. Dilma disse que o governo fará de tudo para impedir o avanço de processos que desestabilizem a democracia. “O governo está atento a todas as tentativas de produzir uma espécie de instabilidade profunda no país”, o que, segundo ela, só beneficiaria “o pessoal do quanto pior, melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário