sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Saúde de Imperatriz recebe investimento

Imperatriz - O Governo do Estado do Maranhão prestigiou, através do vice-governador, Washington Luiz, e dos Secretários de Estado, Luis Fernando Silva (Infraestrutura) e Ricardo Murad (Saúde), a entrega de uma moderna Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na quinta-feira, ao município de Imperatriz. Estiveram presentes na cerimônia, além do ministro, o presidente da Fundação Vale, Murilo Ferreira, o Prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, prefeitos de várias cidades da Região Tocantina, vereadores, autoridades políticas, comunitárias e empresariais. 

A Unidade Móvel, que recebeu um investimento de 2,3 milhões e foi financiada pela Fundação Vale, funciona em um ônibus adaptado e é equipada para realizar 7,6 mil exames preventivos/mês dos cânceres de mama, colo de útero e de pele, além de poder realizar cirurgias. Ela, também, servirá para reforçar o atendimento já oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Ministro Alexandre Padilha entrega chave da Unidade Móvel de Saúde ao prefeito Madeira.
A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer é resultado de parceria firmada entre a Fundação Vale, Ministério da Saúde, Governo do Maranhão, Prefeitura de Imperatriz e Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, elogiou as ações do Governo do Estado no campo da saúde e enalteceu os benefícios conquistados por Imperatriz com o início do funcionamento da Unidade Móvel de Prevenção do Câncer.

Já o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, ressaltou a parceria entre o Governo do Estado, o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Imperatriz, no desenvolvimento de ações para a melhoria da oferta de atendimento à população da Região Tocantina. Na oportunidade o Secretário aproveitou para anunciar mais investimentos do Governo do Maranhão em Imperatriz, como a construção de um moderno Centro de Hemodiálise e a construção de um Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).

Durante o evento foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Vale, Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura de Imperatriz, com o objetivo de garantir que os investimentos sociais da fundação na área de saúde sejam aplicados no custeio dos exames e outros procedimentos que serão realizados na unidade móvel.

Ainda sobre o ônibus, ele é um veículo de dois andares e conta com sala de espera com TV, sala de mamografia, com mamógrafo de última geração, sala de coleta de colpocitologia, para realização de papanicolau, sala de exame de pele e um centro cirúrgico. Em casos de câncer de pele será possível realizar além do exame preventivo, o tratamento e até a cirurgia, na própria unidade móvel. Atualmente, 90% dos casos relacionados a este tipo de câncer já são resolvidos nesse tipo de serviço. A capacidade da unidade entregue em Imperatriz é para realizar 330 exames/dia. A Unidade Móvel foi construída pelo Hospital de Câncer de Barretos (Fundação Pio XII), que também capacitou os profissionais que irão trabalhar e manusear os equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário