quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Religião é discutido em encontro estadual...

Imperatriz - A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio  do Núcleo de Pesquisas sobre Religião e Religiosidade, realizam o I Encontro Estadual de Pesquisas sobre Religião na Pós- Modernidade entre os dias 11 e 13 de novembro. As atividades ocorrem na UEMA e na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O objetivo deste encontro é divulgar a produção científica, compartilhar conhecimentos, discutir e entender o papel da religião, suas interferências no campo político, social e cultural no contexto da sociedade pós-moderna, como destacou o professor Moab César.

A mesa de abertura deste evento foi composta pelos professores Expedito Barroso, diretor de centro (UEMA), Paulo Rogério Rodrigues Passos (UNIDESC), Vanda Maria Leite Pantoja (UFMA) e Agnaldo Silva (UFMA). Os integrantes desta mesa destacaram a importância do evento para a comunidade acadêmica. Após a cerimônia de abertura foi dado início à primeira conferência do encontro.

Com o tema “Deus e o diabo na terra” o professor Paulo Rogério Rodrigues Passos, abordou os paradigmas da religião na pós-modernidade. Segundo o conferencista, a pós-modernidade é admitida como um período de incertezas. Tal paradigma tem se refletido na relação do homem com o sagrado.

A religião, considerada um dos cimentos da sociedade, tem sido um elemento importante no processo de construção identitária. Embora antes da modernidade a religião fosse concebida como algo estanque e dogmático, na atualidade ela tem assumido características multifacetadas e fluídas. "O relativismo, o pluralismo, o efêmero, entre outros elementos passaram a permear a relação do homem com o sagrado", acrescentou o professor Rogério Veras (UFMA).

A síndrome da escassez características às relações de produção antes da revolução técnica fora substituída pela síndrome do excesso. A exacerbação do ter (consumo) se tornou um traço marcante nas relações sociais, inclusive no campo religioso. Nessa perspectiva, a prosperidade tem sido associada à questão meritória cristã, destacou o conferencista Paulo Passos, ou seja, quanto maior a posse, mais abençoado é o fiel.

Não ao acaso, a pobreza na visão dos neopentescostalista é concebida como uma maldição. Este discurso reforça a ideologia da prosperidade.  Para atender estes e outros anseios da sociedade pós-moderna tem havido uma profusão e surgimento de novas denominações religiosas, especialmente com o advento do movimento neopentencostalista. Esta mercantilização da fé tem favorecido a uma crescente competição entre as diferentes denominações religiosas e lançado novos paradigmas aos estudiosos desse campo do saber. Discutir e refletir sobre estas questões podem nos ajudar a compreender melhor o papel da religião em nossa sociedade na atualidade, acrescentou o palestrante Paulo Rogério Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário