sábado, 30 de novembro de 2013

Bastidores da política deste sábado...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado.

Bastidores
Novembro 30, 2013

Saindo
Ontem à noite uma fonte do PMDB garantiu à coluna que o secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Cleto Vasconcelos, perderá o cargo. O prefeito Sebastião Madeira já havia comunicado ao secretário que irá substitui-lo. Possivelmente nesta segunda-feira deverá ser feita a mudança no comando da Sepluma. Não foi confirmado o nome do substituto, mas deve ser o engenheiro Richard Seba Caldas. Consta que a mudança não partiu da vontade do prefeito. Cleto foi vítima de fogo amigo. Um grupo do PMDB, ao qual pertence o secretário, é que teria articulado a sua queda. Madeira não teria interesse na saída de Cleto, mas como o cargo é do partido, só lhe resta acatar o pedido. Desde a semana passada que haviam comentários sobre a substituição do secretário. Alguns peemedebistas teriam se posicionado contrários à saída de Cleto Vasconcelos.

Renúncia
O Maranhão está sem vice-governador desde a tarde de ontem, quando Washington Luiz Oliveira entregou a carta de renúncia à Assembleia Legislativa. Agora o sucessor imediato da governadora Roseana Sarney é o presidente da AL, Arnaldo Melo. Washington renunciou para poder assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), para o qual foi eleito na quinta-feira, 28, pela Assembleia Legislativa. O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Edilson Caridade Ribeiro, suspendeu o processo de escolha de Washington, mas ontem o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Guerreiro Júnior, cassou a liminar. Após isso, o vice-governador renunciou ao mandato.

Olha aí!
Quem duvidava, perdeu. Ontem foi realizado o primeiro transplante de rim em Imperatriz. Aconteceu no Hospital Santa Mônica, e o transplantado é José Carlos Costa, 31, que há cinco anos fazia hemodiálise. Taí mais um avanço da saúde pública em Imperatriz, graças aos esforços da prefeitura e do Governo do Estado, com apoio do Governo Federal.

Multas
Indignado, ontem o empresário Leonildo Alves ligou para reclamar do que ele chama de “indústria da multa” em Imperatriz. Diz que tem ouvido muitas reclamações de amigos e espera que seja tomada uma providência pelo secretário da Setran e o próprio prefeito Madeira junto aos agentes de trânsito, porque vê exagero na aplicação de multas.

Condenação
A pedido do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), a Justiça Federal condenou a ex-prefeita do município de Grajaú, Maria Bernadeth Nogueira dos Santos Cerqueira, por irregularidades na aplicação de recursos repassados pelo Fundef, no ano de 2003. Pela sentença, a ex-prefeita terá que pagar multa de R$ 20 mil, tendo os direitos políticos suspensos por três anos, bem como a possibilidade de contratar com o poder público, no mesmo prazo. Ela é acusada de fragmentar algumas despesas para não ter que realizar o devido procedimento licitatório.

Nada
Já se passou um mês do assassinato do comerciante Emídio Lima, o “Bigode”, e até agora a polícia ainda não conseguiu prender o matador. O caso já está caindo no esquecimento, mas espera-se que a polícia não perca o interesse para que não seja mais um crime a ficar impune.

Também
Nunca foram presos os envolvidos no assassinato do professor Iron Vasconcelos. Nem os nomes dos acusados foram divulgados. Iron foi morto na porta de casa em julho deste ano, quando retornava da Expoimp. Há muitas especulações em torno de nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário