sábado, 23 de novembro de 2013

Bastidores da política deste sábado...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado.

Bastidores
Novembro 23, 2013

Repercussão
A vinda do ministro Alexandre Padilha foi o assunto nas rodadas. Além da entrega do ônibus para prevenção do câncer, o ministro falou sobre o transplante de rim, o curso de medicina e a construção de um hospital municipal com 500 leitos. Isso sem falar em outras ações de saúde que estão acontecendo na cidade. Ele elogiou os esforços da prefeitura e do Governo do Estado para melhoramento do sistema de saúde pública. Em Imperatriz, na verdade há ações do poder público em todas as áreas. Os problemas são muitos e a cidade é grande. Por isso, as ações não chegam a ter a repercussão que poderiam proporcionar. Até quem procura acompanhar o que está acontecendo não tem a verdadeira dimensão dos benefícios que a cada dia Imperatriz recebe da União, do Governo do Estado e da Prefeitura.

Começou
O “menino” ainda nem começou a gerar e já começa a aparacer pai. A emenda ao Orçamento da União que será apresentada para a construção de um hospital municipal em Imperatriz será assinada pelos deputados Francisco Escórcio, Cléber Verde e Hélio Santos, como a coluna revelou ontem. Não tem mais. São esses três. Os recursos são na ordem de 120 milhões para a construção de um hospital com 500 leitos. Madeira quer entregar a prefeitura deixando o hospital funcionando.

Anotem
Não se surpreenda se o Tenente Coronel Edeílson Carvalho for o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, que será criado em Imperatriz. Ao contrário do que é especulado, Edeílson não tem problema com o Coronel Aldimar Zanoni, novo comandante-geral da PM. A mudança de comando no 3º BPM é um fato normal. Ali não tem cargo vitalício.

E...
Mais de 1.600 soldados estão passando por um curso preparatório para serem colocados em ação, no Estado. Em Imperatriz são 132 novos policiais. Um reforço da tropa que significa mais homens nas ruas para fazer o verdadeiro trabalho da PM, que é o preventivo. As viaturas nas ruas certamente inibirão os bandidos.

Carta branca
A escolha do Coronel Francisco Melo para o Comando de Policiamento do Interior (CPI) demonstra que o novo comandante-geral da PM, Aldimar Zanoni, assumiu com carta branca. Como todos sabem, Melo passou alguns anos militando na política-partidária, sendo ferrenho adversário da governadora Roseana Sarney. Mas a escolha do seu nome não sofreu nenhuma resistência do Palácio dos Leões. Prova de que Zanoni está tendo liberdade para tomar decisões.

Cobrando
A correria devido à presença do ministro Alexandre Padilha impediu que o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, fosse à Câmara Municipal se reunir com os vereadores. Mas conversou com eles no aeroporto. Os vereadores cobraram melhorias no sistema de abastecimento de água da cidade. Antes, durante a solenidade de entrega da unidade móvel de prevenção ao câncer, Murad anunciou investimentos no centro de captação e tratamento de água, além da perfuração de poços em bairros.

Convênio
O Governo do Estado, por meio do Detran, a Polícia Militar e os prefeitos das cidades de Arari, Axixá, Açailândia, Balsas, Caxias, Estreito, Icatu, João Lisboa, Passagem Franca, Santa Helena, Santa Inês, São Luís Gonzaga do Maranhão, Timon e Viana assinam na segunda-feira (25), às 11h, no auditório do Palácio dos Leões, os convênios de operacionalização dos serviços do sistema de trânsito dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário