terça-feira, 12 de novembro de 2013

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça.

Bastidores
Novembro 12, 2013

Afronta
O Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol-MA) divulgou uma nota alertando que há pelo menos dez policiais marcados para morrer pelas facções que comandam o tráfico em São Luís. A entidade informa que todos os policiais civis devem se manter alerta, porque não se sabe se o alvo são eles ou policiais militares. Como se vê, o clima tá pesado. Se a polícia, que é o braço armado do Estado, está com medo, imagine nós, os pobres mortais, que não temos como nos defender. O problema da segurança é grave, não só em São Luís, mas em todo o Maranhão. Vê-se investimentos na polícia e o empenho dos policiais no combate ao crime, mas os bandidos não se intimidam. Até porque não demoram muito tempo na cadeia. A Polícia está sendo desafiada e no fogo cruzado tá o cidadão amedrontado, acuado, tendo como única saída rezar para não ser a próxima vítima. Que o sistema de segurança dê uma resposta imediata e firme, prendendo e a justiça mantendo os bandidos por um longo tempo no lugar que merecem, a cadeia.

E...
A onda de violência na capital leva a população a se lembrar do então governador João Alberto, quando o Estado decretou guerra implacável ao crime organizado. Só que os métodos usados na época, nos dias de hoje, implicaria em uma reação dura de autoridades. O nome do atual senador já começa a ser especulado para o comando da Secretaria de Segurança.

Medo
Ontem um comerciante demonstrava a sua preocupação com a onda de assaltos em Imperatriz, ele que recentemente foi vítima. O medo é tanto na cidade que há inclusive quem já optou pelo fechamento do seu comércio, como aconteceu agora na Rua Godofredo Viana, na área em que foi assassinado um comerciante.

Moralizar
A esculhambação verificada na Avenida Beira-Rio pode estar com os dias contados, com o levantamento que está sendo feito pela Defesa Civil a pedido do Ministério Público. Há aqueles que estão se manifestando contrários à ação do poder público, mas a comunidade, em peso, apoia, especialmente quem gosta de frequentar com a família aquele logradouro público. Espera-se que seja pra valer.

Se...
… A família Lago estivesse à frente do comando estadual do PDT, certamente o partido iria apoiar a candidatura da deputada Eliziane Gama (PPS) ao governo do Estado. Ela tem a simpatia e Flávio Dino (PCdoB) a antipatia de Clay e Igor Lago. A viúva e o filho de Jackson Lago se distanciaram do comunista por causa das eleições de 2010, quando o ex-governador foi vítima de uma campanha dos aliados de Dino, que espalharam em todo o Maranhão que o pedetista era inelegível. Resultado: Jackson amargou um terceiro lugar.

Vencedor
O Professor Jorge assumirá a presidência municipal do PT. No Processo de Eleição Direta (PED) realizado domingo, ele venceu Adalberto Franklin, de quem foi vice nas eleições para prefeito em 2012. André Santos passa o comando da sigla no dia 20 de fevereiro.

Crise
A Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira a crise financeira dos municípios. No mês passado, os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, receberam um documento com reivindicações do movimento SOS Municípios, incluindo a aprovação da proposta de emenda à Constituição que aumenta os recursos do FPM. Tramitando no Senado como PEC 39/13, a proposta aumenta de 23,5% para 25,5% a participação do FPM na distribuição da arrecadação do governo federal com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industriais (IPI). Os prefeitos reclamam que os repasses com base no FPM têm diminuído devido a desonerações feitas pelo Executivo nos tributos que compõem esse fundo. Outra crítica se refere à aprovação de projetos que implicam aumento de despesas dos municípios sem previsão de compensação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário