sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira.

Bastidores
Novembro 29, 2013

Impasse
Ontem pela manhã o vice-governador Washington Luiz Oliveira (PT) foi eleito pela Assembleia Legislativa conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Votaram a favor 29 deputados. Apenas quatro foram contra - Othelino Neto (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB), Rubens Júnior (PCdoB) e Eliziane Gama (PPS). Outro oposicionista, Marcelo Tavares (PSB), se absteve. Oito parlamentares se ausentaram da votação. Mas à tarde o juiz José Edilson Caridade Ribeiro, da 5ª Vara da Fazenda Pública, já concedia liminar em ação popular protocolada pelo deputado federal Domingos Dutra (Solidariedade) e pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), suspendendo o processo de indicação de Washington Oliveira. O presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, entende que a decisão não influi no resultado, porque foi proferida depois de concluídos os trâmites da escolha.

Preocupação
O desespero da oposição tem sentido. Com a escolha de Washington, o sucessor imediato da governadora Roseana Sarney passa a ser o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo. A ida do vice-governador para o TCE deixou de orelha em pé a oposição, que vê nisso a possibilidade do pré-candidato a governador Luís Fernando Silva chegar ao Palácio dos Leões em eleição indireta. Roseana Sarney renunciaria em abril para ser candidata ao Senado e Arnaldo Melo assumiria o governo por 30 dias, convocando eleição indireta. E aí Luís Fernando entraria no jogo. Eleito, disputaria a eleição de 2014 comandando o Estado.

Apoio
O secretário da Infraestrutura, Luís Fernando, já tem o apoio de 16 deputados estaduais à sua pré-candidatura ao Governo. Também seriam 16 votos certos no caso de disputar a eleição indireta. À reunião com Luís Fernando faltaram Hélio Soares (PMDB), que está viajando para São Paulo, e Camilo Figueiredo (PR). De Imperatriz compareceram Léo Cunha (PSC) e Antonio Pereira (DEM). Como se vê, não está longe do número de votos para ser eleito pela AL ao cargo de governador.

Bancada
Ontem o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, disse que o Congresso Nacional fez prevalecer a Constituição Federal ao anular os efeitos da Resolução 23.389, que alterou a quantidade de deputados federais de 13 Estados. “Eu entendo que o Congresso tornou prevalecente a nossa Lei Maior, que é a Constituição Federal. Essa decisão se tornou possível ante o fato de o pronunciamento do TSE haver ocorrido em processo administrativo, e não jurisdicional”, afirmou.

Bancada II
O Pará seria o Estado que mais cresceria em bancada na próxima Legislatura da Câmara dos Deputados, ganhando quatro cadeiras (passando de 17 para 21). O Ceará e Minas Gerais teriam mais duas cadeiras cada um (passando o Ceará de 22 para 24 e Minas de 53 para 55). Por sua vez, Amazonas e Santa Catarina aumentariam suas respectivas bancadas em um deputado federal (com o Amazonas indo de 8 para 9 cadeiras, e Santa Catarina, de 16 para 17). Já os Estados da Paraíba e Piauí sofreriam a maior redução de bancada. Perderiam dois deputados federais cada um (passando a Paraíba de 12 para 10 e o Piauí, de 10 para 8). Já Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Sul perderiam um deputado na Câmara na próxima legislatura. No caso, Pernambuco iria de 25 para 24 cadeiras; Paraná, de 30 para 29; Rio de Janeiro, de 46 para 45; Espírito Santo de 10 para 9; Alagoas de 9 para 8; e o Rio Grande do Sul, de 31 para 30 deputados federais.

Melhorar
É péssimo o estado do piso da Praça da Cultura. Em grande parte do logradouro é preciso trocar os bloquetes. Também não existe mais grama. A praça está sendo iluminada para o período natalino, mas daquele jeito é como se colocasse vitrô em casa de taipa.

Capacitação
O CESTE (Consórcio Estreito Energia) está investindo cada vez mais na capacitação das famílias rurais com o objetivo de incentivar novas atividades econômicas. Somente no mês de novembro, agricultores da região participaram de cursos e treinamentos para desenvolver apicultura, criação de galinhas caipiras, elaboração de pães e salgados, produção de farinha de mandioca e confecção de peças artesanais. O objetivo da empresa é oferecer alternativa para aumentar a renda familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário