sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira.

Bastidores
Novembro 22, 2013

Hospital
Na sua visita a Imperatriz, ontem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não só entregou a unidade móvel de prevenção ao câncer como confirmou que haverá transplante de rim aqui. Além disso, pediu ao prefeito Sebastião Torres Madeira para ir preparando o projeto de um hospital municipal. É que, antes da sua fala, o próprio Madeira reivindicou o hospital, avisando que os deputados Francisco Escórcio, Cleber Verde e Hélio Santos irão apresentar uma emenda destinando R$ 120 milhões para a construção do HMI, com cerca de 500 leitos. Padilha prometeu se empenhar para que os recursos sejam liberados. O prefeito Madeira observou que o Socorrão funciona em prédio alugado e que também há a necessidade de ampliar o número de leitos. O secretário da Saúde, Ricardo Murad, garantiu que o Estado ajudará na implantação do hospital.

Tem mais
O secretário Ricardo Murad também anunciou que Imperatriz terá um centro de hemodiálise. Ele destacou os avanços da saúde pública em Imperatriz, resultado da parceria Estado-Município com o apoio do Governo Federal.

E...
Outra boa notícia foi dada pelo secretário Ricardo Murad. A Caema reforçará com mais bombas o centro de captação e tratamento de água para melhorar o sistema de abastecimento, evitando assim a constante suspensão do fornecimento de água na cidade. Além disso, poços artesianos serão perfurados. Ele não revelou os locais.

Encheram a bola
Tanto o prefeito Sebastião Madeira como o ministro Alexandre Padilha fizeram questão de destacar o empenho do deputado federal Francisco Escórcio para que Imperatriz ganhasse a unidade móvel de prevenção ao câncer. Ao elogiar o deputado, Padilha disse que era um gesto de reconhecimento ao papel que Escórcio desenvolve como legislador. O ministro, inclusive, lembrou que quando conversou com a presidente Dilma Rousseff sobre a formação de uma comissão da Câmara para discutir o Programa Mais Médicos, não pensou duas vezes em escolher Chiquinho Escórcio como um dos integrantes.

Na briga
O suplente de deputado Valdinar Pereira Barros (PT) revelou que está brigando pelo lugar do deputado estadual Bira do Pindaré, que trocou o PT pelo PSB. Valdinar ingressou com ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), alegando que Bira cometeu infidelidade partidária. Ele observa que há jurisprudência do TSE, com alguns parlamentares já tendo perdido mandato. Ontem Valdinar esteve prestigiando a solenidade de entrega da unidade móvel de prevenção ao câncer, feita pelo seu correligionário Alexandre Padilha.

Em ação
Na tarde de ontem, o Coronel Francisco Melo visitou O PROGRESSO. O ex-comandante do 3º BPM assumiu o Comando de Policiamento do Interior (CPI). Melo disse que recebeu convite do comandante-geral Aldimar Zanoni e como servidor do Estado não poderia recusar a missão. Ele confirmou a criação de um novo batalhão em Imperatriz, que irá cuidar da Vila Lobão, Vila Cafeteira, Vila Nova e outros bairros daquela parte da cidade. Coronel Melo garantiu que dará grande atenção para Imperatriz, pois a governadora Roseana Sarney determinou que seja melhorada a segurança na cidade.

Ausentes
Embora os seus partidos sejam da base aliada do Governo Federal, os vereadores Aurélio (PT), Marco Aurélio e Carlos Hermes, ambos do PCdoB, não foram prestigiar a solenidade em que o ministro Alexandre Padilha entregou a unidade móvel de prevenção ao câncer. Será se só porque são oposição ao governo municipal? Ora, se a cidade está recebendo um benefício, nesse momento as desavenças políticas são o que menos interessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário