quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta.

Bastidores
Novembro 14, 2013

Olha aí!
Nos meios políticos costuma-se dizer que o PT está com Roseana, mas os filiados não, exceto a cúpula liderada por Monteiro e Washington. Pois bem, se fosse assim, não teria sido Monteiro o vencedor da eleição do PED. Ele ganhou do candidato apoiado pela oposição. Aliás, teve mais votos do que a soma de todos os cinco concorrentes. Portanto, está aí uma prova de que os petistas, em sua maioria, são a favor da aliança PT/PMDB. Se não fossem, não teriam votado em Monteiro, aliado de Roseana.

Sepultada?
A CPI da Caema pode ser sepultada a qualquer momento. Vereadores que haviam assinado documento criando a CPI recuaram e assinaram o pedido de arquivamento da Comissão. Consta que o vereador Zé Carlos teria protocolado ontem o documento que pede o fim da CPI. A oposição promete reagir, inclusive recorrendo à justiça. A CPI pode não dar em nada, mas já serviu para acordar o comando da Caema.

Delegacia
Ontem a promotora de Justiça Raquel Sales participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Imperatriz. Ela está lutando pela instalação da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente. Na próxima segunda-feira haverá uma passeata, a partir das 8h, com concentração na Praça de Fátima. “Estarei atenta à participação dos senhores”, disse ela se dirigindo aos vereadores, que prometeram comparecer. Raquel Sales anunciou que vai ajuizar uma ação contra o Governo do Estado objetivando a criação da Delegacia.

Cobrando
O vereador Enoc Serafim lembrou que em julho ele e o deputado Dr. Pádua entregaram à governadora Roseana Sarney um documento solicitando a instalação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Emancipação
Ontem a Assembleia Legislativa sediou um encontro para discutir o projeto que dispõe sobre a criação de novos municípios no Maranhão. O encontro foi organizado pela Comissão de Emancipação dos Municípios e contou com a participação de comissões de várias regiões, do presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, deputado André Fufuca, e dos deputados Zé Carlos, Rigo Teles, Gardênia Castelo e Francisca Primo. No Maranhão, a comissão de assuntos municipais e de desenvolvimento regional contabiliza 32 municípios que estão na fila de espera para serem emancipados. Com regras mais rígidas, todo o trabalho da comissão que avaliou os pedidos de criação de município deverá recomeçar em virtude das novas regras estabelecidas pelo Congresso Nacional.

Inelegibilidade
O relator da proposta que cria a chamada Lei de Responsabilidade Educacional (LRE), deputado Raul Henry (PMDB-PE), defendeu ontem que prefeitos e governadores fiquem inelegíveis por quatro anos se houver queda na qualidade de ensino das escolas de seus estados e municípios. A ideia, segundo Henry, é que nenhuma escola possa baixar sua nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até que sejam atingidas as metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), já aprovado pela Câmara e atualmente em análise pelo Senado.

Será?
O deputado estadual Zé Carlos (PT) disse durante a sessão de ontem que, agora com a final da eleição do PT, o vice-governador Washington Oliveira deve disputar uma cadeira na Câmara Federal, em vez de aceitar a vaga do TCE. Zé Carlos observou que a prioridade do PT é a reeleição da presidente Dilma e a maior bancada possível de deputados federais. “O vice-governador Washington, sendo uma liderança grande do nosso partido, um forte candidato a deputado federal, o presidente Lula não abdicaria de um nome forte desse para levar para o Tribunal de Contas, o que vai fazê-lo, inclusive, ter que sair do PT”, afirmou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário