quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Bastidores da política desta quarta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira.

Bastidores
Novembro 27, 2013

Acéfalo
O professor Eduardo Palhares afirmou ontem que o PSB está sem direção em Imperatriz, desde que acabou o seu mandato, em 31 de dezembro do ano passado. “O PSB está acéfalo. Não existe diretório. Todas as decisões do partido são tomadas pela direção estadual”, garantiu Palhares. Ele rebateu a informação de que o partido tenha realizado um encontro sábado passado, com a presença da pré-candidata ao Governo, Eliziane Gama (PPS). “Não foi reunião do partido. Foram alguns filiados que se reuniram”, observou, reafirmando que o PSB está sem diretório em Imperatriz. Embora tenha dito que não é mais o presidente, Palhares mostrou uma intimação do TRE em que ele é tratado como o legítimo representante do partido. A intimação é para uma audiência sobre a dupla filiação de um membro.

Confirmado
O ex-vereador Nival Coelho confirmou o que a coluna anunciou: ele se distanciou da ex-candidata a prefeita Rosângela Curado, pretensa candidata a deputada federal, e reafirmou que também disputará uma vaga à Câmara Federal. Nival disse que foram várias as causas que o levaram a tomar a decisão. Ele trocou o DEM pelo PDT, como também fez Curado, e negou que irá fazer dobradinha com o deputado Antonio Pereira (DEM), de quem é amigo. Promete uma dobradinha com um candidato a deputado estadual do próprio PDT, possivelmente Carlinhos Amorim.

Articulando
O ex-prefeito Ildon Marques esteve semana passada com a governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões. Marques está acertando os ponteiros para entrar na campanha do próximo ano como candidato a deputado federal.

Títulos
Está marcada para amanhã, 28, a entrega dos títulos de Cidadão Imperatrizense concedidos pela Câmara Municipal. São 39 agraciados. A sessão solene acontecerá no Palácio do Comércio e Indústria, a partir das 18h. A entrega da Medalha do Mérito Legislativo ficou para depois, podendo acontecer no encerramento dos trabalhos legislativos deste ano, dia 12 de dezembro.

Ata
A Comissão Parlamentar de Inquérito criada para apurar a falta de investimentos na Caema até a manhã de ontem ainda não havia recorrido à justiça com mandado de segurança contra a decisão da Câmara de arquivá-la. O vereador Carlos Hermes, presidente da Comissão, alegou que ainda estava esperando a ata da sessão em que foi apresentado o requerimento solicitando o arquivamento da CPI da Caema. Segundo ele, se não conseguir na justiça a manutenção da CPI, vai continuar com os trabalhos com apoio dos mais diversos segmentos da sociedade.

Museu
O vereador Marco Aurélio Azevedo está propondo a criação de um museu. Para discutir o assunto em busca de propostas, ele pediu que seja realizada uma audiência pública com a participação de representantes da Fundação Cultural de Imperatriz.

Contra
O deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD) criticou, na sessão dessa segunda-feira, o trabalho da Funai no sentido de ampliar áreas indígenas, no sertão maranhense. Segundo ele, a Funai iniciou um processo de demarcação de áreas, que praticamente vão eliminar a área do município de Fernando Falcão. “Talvez fosse melhor que transformassem aquele município em cidade indígena, já que 60% do município já é área indígena. E aqui não estou acusando os nossos irmãos silvícolas, porque eles não estão pedindo, quem está pedindo isso é meia dúzia de antropólogos irresponsáveis pagos, subsidiados, alimentados por Ongs internacionais, e com a complacência de uma entidade leniente, incompetente, que não gerencia como deveria ser o problema indígena nacional”, enfatizou Milhomem.

Tem mais
O deputado Carlos Alberto Milhomem também lamentou que áreas dos municípios de Barra do Corda, Grajaú e Formosa da Serra Negra correm o risco de ser consideradas áreas indígenas, para desespero de famílias que trabalham e moram nesta região. Vale lembrar ao deputado que grande parte de Amarante também corre o risco de se tornar reserva indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário