quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta.

Bastidores
Novembro 20, 2013

Arquivo e baixa
A CPI da Caema não só foi arquivada como também provocou uma baixa na bancada governista. É que a decisão de três vereadores da situação de não assinarem o requerimento pedindo o arquivamento da CPI deixou o vereador João Francisco Silva irritado. Da tribuna, ele anunciou o seu desligamento da bancada. Será agora um vereador “independente, de verdade”. Outro vereador, Chiquim da Diferro, também reclamou da falta das três assinaturas no requerimento. Dos 17 vereadores governistas, 14 assinaram, número suficiente para arquivar a CPI. Mas Silva e Chiquim ficaram revoltados porque os três, supostamente temendo a opinião pública, ficaram de fora, deixando os outros companheiros no “fogo”. Zé Carlos, autor do requerimento, disse que a culpa foi sua, por não ter pedido aos colegas para assinar o documento. Não assinaram os vereadores Raimundo Roma, Fidélis Uchoa e Eudes, que são membros da própria comissão.

Desunião
João Silva destacou durante pronunciamento que há desunião na bancada, muito diferente das vezes anteriores em que exerceu o mandato. Falou inclusive que o vereador Fidélis Uchoa, que é do mesmo partido, está sem falar com ele. Apesar de anunciar que deixou a bancada da situação, Silva afirmou que não fará oposição ao governo, mas que será independente. “Votarei de acordo com a minha consciência”.

Veja só
Recentemente João Silva deixou a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Ele teve rejeitado um projeto que acabava com a eleição direta de diretores das escolas municipais. Por isso, se zangou e deixou a CCJ. Agora, nova zanga e saída da bancada governista. Na próxima zanga será que vai deixar o cargo de vereador?

Direto
Na segunda-feira, o presidente da CPI da Caema, Carlos Hermes, revelou que para ela ser arquivada não bastava a apresentação do pedido. Era preciso que o Plenário aprovasse o requerimento. Só que na sessão de ontem foi anunciado o seu arquivamento sem a necessidade de colocar o pedido em votação, já que tinha a assinatura de 14 dos 21 vereadores, portanto a maioria. A Comissão deve ingressar na justiça contra o arquivamento.

Inauguração
Amanhã à tarde, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Bezerra de Morais vai inaugurar a Casa de Mel da Solta, localizada na zona rural da cidade de Carolina. Construída com recursos repassados pelo CESTE (Consórcio Estreito Energia), a obra é mais uma iniciativa da empresa para fortalecer a produção de mel na região.

Geração de renda
A apicultura é a mais nova atividade econômica apoiada pelo CESTE para proporcionar alternativa de geração de renda para famílias rurais. Além da inauguração da Casa de Mel, a empresa vem realizando cursos de capacitação de apicultores e recentemente construiu o Entreposto de Mel no município de Palmeirante, o único do estado do Tocantins a ostentar o SIF (Selo de Inspeção Federal).

Cancelamento
A Secretaria de Estado de Programas Especiais informou que a programação do Governo Itinerante, prevista para acontecer nesta quarta e quinta-feira (21), foi cancelada - exceto os serviços de saúde que serão prestados conforme o previsto nos municípios de Santa Inês, Santa Luzia, Governador Newton Bello, Bom Jardim, Pio XII e Satubinha. O cancelamento se deu em virtude de ajustes na agenda da governadora Roseana Sarney e por conta da confirmação da viagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira, a Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário