sábado, 16 de fevereiro de 2013

Saúde de Imperatriz recebe mais verba..

Adjunto da Saúde, Arnaldo Alencar.

Imperatriz - A Secretaria de Saúde de Imperatriz conseguiu mais uma conquista. O Ministério da Saúde liberou o custeio, no valor R$ 101.508,00, para o Complexo Regulador (marcação de consultas e exames) que fica situado na Unidade de Atendimento dos Três Poderes. Segundo Bruno Eduardo Silva Costa, um dos auditores de saúde, esse dinheiro vai custear os gastos da Central de Regulação do município que até então é pago pela prefeitura. 

Haverá uma expansão dos serviços prestados a partir do mês de março, pois esta é data prevista para ser implantada a Central de Regulação dos leitos hospitalares. Desde o ano de 2006 foi instituído no município o Complexo Regulatório do SUS – uma ferramenta de gestão criada para aperfeiçoar e organizar a relação entre oferta e demanda de serviços, para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde do SUS. 

A população tem muito a ganhar, visto que o município a partir de então, poderá investir na implantação de programas como: Rede de Atenção às Urgências e Emergências; Rede Cegonha; Rede de Atenção Psicossocial; Ações e serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama e câncer do colo do útero; Rede de cuidado a pessoas com deficiência; e propedêutica (conjunto de técnicas utilizadas para a elaboração de uma base a partir da qual o médico se orienta para chegar a um diagnóstico) e terapêutica para de afecções renocardiovasculares, e demais agravos considerados prioritários pelas comissões intergestores.

Com a instituição da portaria 1.792 de 22 de agosto de 2012 o MS assume a responsabilidade de incentivar financeiramente o custeio destinado as Centrais de Regulação organizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde. Em contrapartida, para ser habilitado a receber o incentivo financeiro de custeio, o gestor de saúde assume o compromisso de inserir nas Centrais de Regulação alguns programas e serviços, como por exemplo, os citados a cima. 

Para Arnaldo Alencar isso é um grande avanço. Segundo ele, outro avanço que deve ocorrer também ainda este ano é o convênio que o município está providenciando para fazer funcionar o serviço de radioterapia dentro da rede SUS em Imperatriz, visto que até o momento apenas a quimioterapia é oferecida no tratamento das pessoas com câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário