quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sebrae e Vale firmam parceria que beneficiará Região Tocantina


Por Raimundo Primeiro

Imperatriz - Empresas fornecedoras da cadeia de mineração dos municípios de Imperatriz, Açailândia, Porto Franco e Estreito - localizados na Região Tocantina, sudoeste do Estado -, iniciaram este mês as consultorias de Gestão Empresarial do Projeto Encadeamento Produtivo de Mineração, que envolve o eixo São Luís-Açailândia. O projeto é fruto de parceria entre o Sebrae Maranhão e a Vale para desenvolvimento de fornecedores locais. Nessa ação, estão integrados municípios das Unidades Regionais do Sebrae de Imperatriz e Açailândia.

As atividades do projeto foram iniciadas em 2012, por meio da realização do “Diagnóstico de Maturidade da Gestão”. Durante as consultorias, é destacado que a gestão de informações e do capital intelectual torna-se elemento essencial à jornada em busca da excelência empresarial.

Segundo informações do consultor do Sebrae-MA, Tadeu Edson Borba, que acompanha a consultoria no município de Estreito, as empresas participantes do diagnóstico, preencheram um questionário com 35 questões, onde foram abordados os critérios Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados.

Após o diagnóstico e identificação das soluções educacionais, as URs de Imperatriz e Açailândia começaram a desenvolver as parcerias com as empresas locais, visando incrementar as atividades comerciais estabelecidas com a Vale na Região Tocantina, notadamente em Imperatriz e Açailândia, municípios diretamente envolvidos com a Ferrovia Carajás.

Fundamentos da Excelência
Os fornecedores de Imperatriz e Açailândia estão sendo contemplados, nessa fase do Projeto Encadeamento da Cadeia Produtiva de Minério, com o curso “Gestão da Qualidade: Fundamentos da Excelência – O Caminho para o Sucesso”, dentro do Programa “Sebrae de Gestão da Qualidade”, por meio da Unidade de Capacitação Empresarial e do Sistema Educação Sebrae.

Com carga horária de 16 horas, o curso é dividido em quatro encontros, sendo um por dia. Na programação, os empresários desenvolvem atividades dinâmicas e interativas, individuais e em grupo, planejadas especialmente com foco nas competências de natureza cognitiva, atitudinal e operacional, ou seja, atividades que possibilitem a mobilização de conhecimentos, saberes, atitudes e habilidades, além de procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário