quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bastidores da política desta quarta......................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho. 

Bastidores
Fevereiro 27, 2013

Agitação
Ontem, a Câmara Municipal de Imperatriz teve uma sessão agitada. A vereadora Caetana, que é professora, estava discursando sobre a paralisação da classe da educação quando os manifestantes chegaram. Caetana defendeu os professores, mas não deixou de puxar também sardinha para a brasa do prefeito Madeira. Mas o caldo engrossou mesmo foi logo em seguida, quando o líder do Governo, José Carlos Soares, subiu à tribuna. O discurso do vereador era interrompido por gritos dos grevistas, com o presidente do sindicato se manifestando a todo instante. O presidente da Casa, Hamilton Miranda, ameaçou encerrar a sessão caso os professores não mudassem o comportamento. Referindo-se à greve, Zé Carlos disse que “é uma política maléfica”, observando que os estudantes estão sendo prejudicados, sem a realização das aulas. Sob vaias, ele encerrou o discurso dizendo que “a lei será cumprida e não aceitamos molecagem”.

Lei
A lei a que se referiu Zé Carlos é a de nº 11.738, de 16/7/2008, que os professores estão cobrando o cumprimento por parte da prefeitura. Conhecida como “Lei do Piso”, ela determina que a carga horária dos professores deve ser de 2/3 em sala de aula e 1/3 para atividades extraclasse, como planejamento, pesquisa e formação.

Bateu, levou
O vereador Carlos Hermes (PCdoB) disse que “apesar do rombo” deixado pelo PSDB em São Luís, o prefeito Edivaldo Holanda está cumprindo a Lei do Piso. O vereador Hamilton Miranda, que já foi presidente do PSDB e hoje comanda o PSD, não se conteve. “Será que o rombo é maior do que o do Jomar Fernandes?”, indagou. Carlos Hermes era filiado ao PT quando Jomar foi prefeito de Imperatriz.

Saúde
A vereadora Teresinha Soares subiu à tribuna para destacar os avanços da saúde pública em Imperatriz na Era Madeira. “Melhorou muito”, afirmou. Um gaiato que estava nas galerias gritou: “Só se for a saúde lá do Obama”. Teresinha lembrou que as pessoas tinham dificuldades para conseguir autorização e os exames demoravam para ser feitos.

Atendimento
O vereador Fidélis Uchoa se disse envergonhado com o que ele considera um desrespeito com as pessoas que procuram a Delegacia Regional do Trabalho. Outros vereadores também se manifestaram, mas não culparam a direção local do órgão. O vereador Raimundo Roma disse que faltam servidores. Ele lembrou que depois de uma cobrança feita pelo deputado Chiquinho Escórcio ao então ministro Carlos Lupi, vieram servidores de São Luís, mas por um período de apenas 60 dias. “Quando retornaram, o caos voltou”, afirmou Roma.

É verdade
Quando Raimundo Roma se referiu a Chiquinho Escórcio, o vereador Hamilton Miranda pediu um aparte e destacou que o deputado é o único que tem se manifestado para resolver os problemas da cidade. “Tudo é Chiquinho Escórcio. Aonde estão Hélio Santos, Carlos Brandão, Weverton Rocha, Cleber Verde e Domingos Dutra?”.

Será?
Comenta-se em São Luís que o ex-deputado Clodomir Paz estaria cotado para assumir a Secretaria de Estado da Articulação Política, ainda sob o comando do titular da Secretaria de Cidades, Hildo Rocha. Nada demais se Clodomir Paz não fosse filiado ao PDT e que acompanhou Jackson Lago por muitos anos. Paz não estaria satisfeito com o atual grupo que comanda o PDT e com isso pode deixar o partido. Daí, um pulo para integrar o grupo da governadora Roseana Sarney. É aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário