Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho.
Bastidores
Fevereiro 7, 2013
Vão pra cima
O vereador Marco Aurélio (PCdoB) usou a tribuna na sessão de ontem para levantar um problema antigo, mas que somente agora começa a ser levado mais a sério pelo poder público. É a questão do transporte coletivo, que tanto tem incomodado a população de Imperatriz. Marco Aurélio lançou um desafio aos vereadores para que enfrentem o problema e deem uma resposta “que a sociedade espera há muito tempo e nunca veio”. Aurélio disse que passou uma semana pegando ônibus de várias linhas e viveu as dificuldades que os usuários sofrem com os serviços prestados pelos coletivos. O pronunciamento do vereador mexeu com os seus colegas, que manifestaram interesse em discutir o assunto e procurar soluções. Até suspensão do contrato de concessão foi abordada pelos vereadores. Que se cuidem as empresas de ônibus...
Audiência
Para o vereador Carlos Hermes (PCdoB), é preciso que os colegas tenham coragem para enfrentar o debate e resolver o “crônico” problema das linhas de ônibus. Ele sugeriu que seja marcada uma audiência pública com o secretário de Trânsito e os representantes das empresas de ônibus. Hermes disse sentir uma “fragilidade” dentro do governo em relação ao problema do serviço de transporte coletivo.
Rompimento
Começou mais cedo do que se esperava o rompimento de vice com o prefeito. Com apenas um mês de iniciadas as novas administrações, um caso já aconteceu. Foi em Ribamar Fiquene. Ontem o vice-prefeito Edilomar Nery de Miranda (PCdoB) confirmou o rompimento com o prefeito Israel Ribeiro de Vasconcelos, o Vasco (PSB). Não se entenderam sobre a formação do secretariado. O vice se sentiu desprestigiado ao não emplacar dois secretários.
Filha
Muitas pessoas ficaram curiosas para saber o que a vereadora Terezinha Soares iria abordar na sessão de ontem, conforme prometido no dia anterior, sobre “a minha paixão e a dor”. Terezinha usou a tribuna para falar sobre a morte da sua filha Mildreia. Ontem fez um ano e 8 meses que ela faleceu, vítima de acidente no cruzamento das ruas Ceará e Luís Domingues. Usando uma blusa da filha e exibindo uma foto, a vereadora fez um desabafo, lamentando que a mulher que dirigia o carro envolvido no acidente “não fez questão de nada. Depois do acidente ela foi para São Paulo fazer compras”. Mildreia tinha 26 anos.
Definido
Na sessão de ontem, o vereador Richard Wagner Silva de Mercedes (DEM) foi eleito segundo vice-presidente da Câmara Municipal de Imperatriz. Ele substitui o vereador João Silva (PRB), que renunciou ao cargo por incompatibilidade com o exercício da advocacia. O neófito Richard foi escolhido por unanimidade.
Homenagem
A Secretaria da Câmara recebeu o nome de Lucineide Rodrigues da Silva. A iniciativa é do vereador José Carlos Soares Barros e foi aprovada na sessão de ontem. A ex-secretária Lucineide faleceu no dia 14 de dezembro, aos 53 anos. Foram 32 anos de serviços prestados à Câmara.
Tombamento
Na próxima semana, o vereador José Carlos deve apresentar um projeto sobre o tombamento histórico de Imperatriz. O tombamento é um ato administrativo com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. José Carlos fará um levantamento de bens que poderão ser tombados. Na lista residências antigas e prédios públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário