quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ministro reafirma compromisso com o Maranhão..

Descerramento da placa da sala multiuso.

Estreito - Os pescadores da cidade de Estreito, na Região Tocantina, ganharam, na manhã desta quarta-feira (20), novas e modernas instalações de uma sala multiuso para o manuseio do pescado, realização de cursos de qualificação e eventos culturais, além de terem sido contemplados com um caminhão frigorífico para o transporte e distribuição da produção beneficiada. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura. O secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Davidson Franklin, representou a governadora Roseana Sarney no ato e participou da cerimônia de inauguração ao lado do ministro de Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

Juntamente com o diretor geral do Ceste, Odilon Gama; do governador do Tocantins, Siqueira Campos; do prefeito de Estreito, Cícero Neco e do presidente da Colônia de Pescadores Z-35, Luis Moura. O secretário Davidson Franklin e o ministro Marcelo Crivella, visitaram as instalações da sala multiuso e fizeram o descerramento da placa inaugural.

Presentes, também, o secretário executivo do MPA, Cantidiano Munin; o senador Vicentinho Alves (TO) e os deputados federais, Cléber Verde (MA) e Márcio Marinho (BA), além de secretários estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças empresariais, comunitárias e classistas.

Solenidade
O evento ocorreu na Praia da Cigana, às margens do Rio Tocantins e reuniu centenas de pescadores dos municípios do Maranhão e Tocantins, dentro da área de abrangência da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE).

"Esta é uma iniciativa de grande valia e vai ajudar a produção pesqueira, além de qualificar o processo de pesca extrativista e promover uma melhoria significativa nas condições de trabalho destes pescadores de Estreito e região", disse o secretário Davidson, lembrando que o Governo do Estado será um dos parceiros junto a Colônia de Pescadores local de promoção de cursos de qualificação para os beneficiados pelo projeto. 

A inauguração da sala multiuso em Estreito faz parte do Complexo Integrado de Pescado (CIP), que tem por objetivo integrar a cadeia produtiva do pescado entre os estados do Maranhão e Tocantins. O projeto foi concebido por meio de acordo de cooperação técnica estabelecida entre o Ministério da Pesca e parceiros. Ao todo, sete salas já foram inauguradas e equipadas com mobiliários, geleiras e câmaras frias.

"Temos aqui a oportunidade de produzir 55 mil toneladas de peixe somente na área reservada para a produção do pescado neste reservatório da Bacia do Tocantins e com a implantação das salas multiuso, os pescadores ganham a oportunidade de trabalharem em melhores condições e poderão aumentar seus ganhos", disse o ministro Crivella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário