quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CDL disponibiliza Cadastro Positivo...


Imperatriz - O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de consumidores que têm histórico favorável de pagamento, e entrou em vigor desde janeiro deste ano. 

Em Imperatriz, o serviço começou a vigorar nesta quarta-feira, (20) e é feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL), base oficial do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil na região.  Para o presidente da CDL de Imperatriz, Francisco Almeida, o Cadastro Positivo é uma ferramenta importante para que consumidores tenham mais vantagens na hora da compra ou quando for solicitar crédito.

“O Cadastro Positivo gera uma segurança para as empresas que estão concedendo o crédito e para o cliente que compra e tem um histórico positivo nos seus pagamentos. Antes do cadastro nós tínhamos apenas informações sobre o cliente negativado, hoje nós temos a informação de bons pagadores, isso é um salto muito grande para empresas e consumidores,” avalia Francisco Almeida.

O cadastro pode facilitar a vida do consumidor no momento de se conseguir um empréstimo ou um financiamento, uma vez que poderá ser utilizado pelo mercado como ferramenta para análise e reconhecimento de um bom pagador.

Como faço para participar do Cadastro Positivo? 
O serviço é gratuito, e pode ser solicitado por qualquer consumidor, munido do termo de adesão assinado e documento com foto apresentados na CDL de Imperatriz para a inclusão dos dados no sistema.

Como funciona
Quando uma pessoa, ou empresa, desejar buscar crédito em uma instituição financeira, ou estabelecer relação comercial com outra parte, poderá autorizá-la a acessar seus dados no cadastro positivo. Se for "bom pagador", o tomador do crédito terá como provar que tem as contas em dia e, deste modo, solicitar taxas de juros mais baratas.

Sobre o cadastro
O Cadastro Positivo foi aprovado pelo Senado Federal em dezembro de 2010, e sancionado com vetos pela presidente da República, Dilma Rousseff, em junho do ano passado. A expectativa é que, colocada em prática, a Lei Federal 12.414/2001 que instituiu o Cadastro Positivo possa favorecer a queda dos juros bancários para os bons pagadores.

Clique no link e faça o download do termo de adesão do Cadastro Positivo: 
< http://www.spcbrasil.org.br/consumidor/cadastro-positivo>

Nenhum comentário:

Postar um comentário