sábado, 23 de fevereiro de 2013

Bastidores da política deste sábado....................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado, 23 de fevereiro de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho. 

Bastidores
Fevereiro 23, 2013

PDT e eleições
O PDT antecipa a pré-campanha das eleições de 2014 realizando encontros regionais. Hoje acontece em Imperatriz, a partir das 8h30min, no plenário da Câmara. Presente, claro, o pretenso candidato a governador Flávio Dino. Aliás, estarão em peso as lideranças da oposição ao governo do Estado. Além de Dino, participarão deputados federais, como Weverton Rocha (PDT), Simplício Araújo (PPS) e Domingos Dutra (PT), que estão engajados na criação do Rede da presidenciável Marina Silva; Roberto Rocha, vice-prefeito de São Luís e pretenso candidato a senador; deputados estaduais, prefeitos e ex-prefeitos, vereadores e outros da segunda divisão. O partido tem dois deputados da região, Carlinhos Amorim e Valério Macedo. Sempre como cabeça de chapa quando tinha o líder Jackson Lago, na próxima eleição a sigla será coadjuvante, apoiando o candidato do PCdoB. Nem o vice tem certeza se indicará. Se Lago fosse vivo, a história poderia ser diferente. Pelo jeito, o PDT está caminhando para ser um PTB, por exemplo. E começou na eleição municipal de São Luís, em que apoiou Edivaldo Holanda. O vice foi do PSB.

Zangados
O vereador Carlos Hermes, que acompanhava os vereadores Marco Aurélio e Antonio José, confirma que foram mal recebidos por representantes da empresa responsável por uma obra próxima à FEST. A Câmara vai convocar a empresa para dar explicações sobre o tratamento dispensado aos vereadores e o problema que vem causando na área, deixando ruas em péssimo estado. Os vereadores prometem apertar o parafuso...

Insatisfação
O PSB não estaria satisfeito com o prefeito Edivaldo Holanda. Lideranças reclamam da falta de espaço para o partido no primeiro escalão. Se já estão assim, imagine quando o PT começar a comer um pedaço do bolo. O PT não apoiou Holanda, pois tinha candidato, mas já emplacou o líder do governo na Câmara e como sinaliza apoio a Flávio Dino em 2014, logo poderá estar sendo prestigiado com cargos na administração municipal de São Luís.

Oposição
Quem pensava que apenas Carlos Hermes (PCdoB) e Aurélio (PT) iriam ter um comportamento de oposicionista se surpreendeu com a postura que vem sendo adotada pelo vereador Rildo Amaral (PDT).

Saindo
O professor Carlos Brito disse que pensa em deixar o PDT, ao qual está filiado há cerca de 10 anos. Ex-candidato a vereador, ele alega que os candidatos não tiveram apoio. Receberam apenas "santinhos". Pode ir para o PSB.

Especulação
Em Imperatriz, o grupo da governadora Roseana Sarney está dividido quanto ao nome para disputar o governo. Um lado defende o ministro Lobão; outro, o secretário Luís Fernando. Ontem, um roseanista dizia que Lobão será o candidato a governador e Luís Fernando disputará o Senado, além da possibilidade de Roseana ser candidata a deputada estadual e depois presidente da Assembleia Legislativa.

Direito
O Ministério da Educação vai mudar regras de abertura de faculdades de Direito. Pretende direcionar os novos cursos a localidades com carência de advogados e limitar a expansão de vagas. Medida nesse sentido já foi anunciada para Medicina e pode ser estendida a outros cursos, como Odontologia.

Promessa
Durante a assembleia geral de domingo, a Coomigasp teria anunciado que dentro de 60 dias os garimpeiros teriam no bolso dinheiro proveniente do ouro da montoeira. Só que ainda é preciso uma licença ambiental para a exploração da montoeira. E não sai de uma hora para outra. Foi aprovada na assembleia a assinatura de um contrato com a Brasil Século III Consultoria para exploração da montoeira. 56% seriam da empresa. A Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios da Coomigasp está chiando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário