terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bastidores da política desta terça......................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 26 de fevereiro de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho. 

Bastidores
Fevereiro 26, 2013

Greve
Conforme vinha anunciando, ontem o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino em Imperatriz (Steei) realizou uma greve de advertência. Os manifestantes pararam em frente ao prédio da Secretaria de Educação (Simplício Moreira, entre Dorgival Pinheiro e São Domingos) e haja discurso com pancada pra cima do secretário Zesiel Ribeiro. Mas ele não se intimidou e foi até à porta, porém se recusou a “debater na rua” com os representantes. Já no seu gabinete recebeu os vereadores que davam apoio aos grevistas. Hoje tem nova manifestação. A rede municipal de ensino tem mais de 2.500 professores, mas na avaliação de assessores municipais, não estavam 100 na greve. Já nas contas do sindicato haviam centenas.

Política
Na semana passada uma carta aberta de três entidades ligadas ao setor educacional tachou de “greve política” a paralisação dos professores municipais. Sim ou não, o certo mesmo é que quatro vereadores da oposição estavam na manifestação - Carlos Hermes (PCdoB), Marco Aurélio (PCdoB), Rildo Amaral (PDT) e Aurélio Gomes (PT). E daqui pra frente não será diferente, porque no próximo ano já tem eleição. Não se surpreenda se logo logo estourar uma greve dos professores do Estado. O sindicato é comandado por militantes do PCdoB e de outras siglas da oposição.

Será?
Ontem comentava-se que o empresário e ex-vereador Francimar Moreira pode estar voltando à política-partidária. Ele foi visto na Câmara Municipal, sábado, durante a realização do encontro do PDT com a participação de lideranças de outros partidos. Especula-se que Francimar poderá se filiar ao REDE, da ex-ministra Marina Silva. O deputado Domingos Dutra, possível dirigente do partido no Maranhão, estava no evento do PDT e teria conversado com Moreira.

É brincadeira!
Uma blogueira ser tratada como pop sta ou praticamente como uma chefe de Estado somente pelo fato de se posicionar contra o regime dos irmãos Fidel e Raúl Castro. Não concordamos com a ditadura imposta em Cuba, mas dar todo esse tratamento a Yoani já é demais. Temos muitas coisas mais importantes neste Brasil de tantos problemas...

Vice
Flávio Dino está querendo fechar o cerco de todos os lados. Agora lança ofensiva para tentar segurar o PSDB, inclusive com a possibilidade de dar-lhe a vaga de vice. E como ficaria o PDT e/ou PSB? Pode até ser que a sigla tucana siga o comunista, mas muitos líderes, como Sebastião Madeira, não estão dispostos a seguir o mesmo caminho.

Ausência
Não foi apenas José Reinaldo Tavares que faltou ao encontro do PDT, em Imperatriz. Outro importante nome do PSB no estado também não se fez presente. Foi o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, que pretende ser candidato a senador e está conversando com a deputada Eliziane Gama (PPS), pretensa candidata a governadora.

Apoio
A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) recebeu em seu gabinete lideranças políticas da região sul do Estado e garantiu continuar sua luta em defesa de emendas parlamentares para beneficiar municípios. Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Valéria conversou com os secretários de Saúde Edmilson Macedo (Ribamar Fiquene) e Cícero Miranda (Campestre), que solicitaram apoio através de emendas parlamentares. “Lutarei para que possa conseguir atender o que foi reivindicado, dentro da medida do possível”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário