quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bastidores da política desta quinta.....................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho. 

Bastidores
Fevereiro 28, 2013

No ataque
A Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios da Coomigasp (ADEPAG) informa que a diretoria será recebida pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na próxima quarta-feira, dia 06. A associação garante que reforçará denúncias contra a empresa Colossus e a Coomigasp, que segundo a entidade “vêm causando enormes prejuízos aos milhares de garimpeiros de Serra Pelada”. No seu site, a ADEPAG atribui a Lobão a seguinte afirmação sobre a Coomigasp: “Se esta diretoria não está dando certo, caberá aos próprios garimpeiros decidir o que fazer com ela: se tira ou se mantém”.

Encontro
É hoje, quinta-feira, o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos e Reeleitos que o Sebrae-MA realizará em Imperatriz, a partir das 9h. Prefeitos dos municípios desta parte do Estado foram convidados. O evento acontece no auditório da Unidade de Imperatriz do Sebrae, na rua Alagoas, 300, bairro Juçara. O superintendente do Conselho Executivo do órgão no Estado, Cláudio Azevedo, recepcionará os chefes de executivos tocantinos e convidados.

Voando
Revela-se que o deputado federal Pinto Itamaraty (PSDB) estaria em negociações com a direção nacional do PR para se filiar ao partido. Só que o parlamentar maranhense terá que encontrar motivos para justificar a sua saída do ninho tucano ou conseguir uma “permissão” do PSDB. Pelo contrário, corre o risco de perder o mandato por infidelidade se o partido ou o suplente ingressar na justiça. O PR é da base do governo federal e do governo do Maranhão.

Jogo bruto
A oposição maranhense começa a mostrar preocupação com as mudanças política e administrativa que o governo do Estado inicia. Mexida no secretariado e os bilhões que vai despejar em obras deixam em alerta os oposicionistas em relação ao pleito de 2014. Roseana Sarney mostra que vai “botar pra moer” visando a eleição do seu sucessor, o agora secretário de Infraestrutura, Luís Fernando.

E...
Assusta também a ofensiva de Roseana Sarney rumo à base oposicionista. Já com parte do PT do lado, agora ela busca o pedetista histórico Clodomir Paz, marido da deputada Graça Paz, também do PDT. Como a coluna informou ontem, ele pode assumir a Secretaria de Estado da Articulação Política. Em Imperatriz, a tucanada já voou para o lado dos Leões.

Carona
Na Câmara Municipal de Imperatriz, a onda agora é subscrever. Qualquer Indicação apresentada, os vereadores pedem ao autor para subscrever. É o caso da Indicação do vereador Buzuca pedindo uma academia ao ar livre no bairro Santa Inês. “Quero pelo menos aparecer na foto”, disse Rildo Amaral ao pedir para subscrever o pedido.

Comercial
Essa arrancou gargalhadas. Ao pedir a reforma do mercado da Lagoa Verde, o vereador Raimundo Pimentel disse que costuma ir ali comer uma panelada que é vendida pela sogra do vereador Richard Silva. Este aproveitou e fez o comercial: “A panelada é boa”. E convidou os colegas para prestigiarem a sogra. “Gosto de panela, mas vou lá se o Richard patrocinar”, disse a vereadora Caetana.

Bancar
O vereador Chiquim da Diferro apresentou Indicação pedindo a construção do muro do cemitério de São Félix. E prometeu que se a prefeitura não atender o seu pedido, vai pagar para que o muro seja feito. Diferro já tirou dinheiro do bolso para fazer benefícios em povoados da Estrada do Arroz.

Contra
O deputado imperatrizense Carlinhos Amorim (PDT) votou contra o pedido de empréstimo do Governo do Estado no valor de R$ 1,5 bilhão, junto ao Bank of América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário