sábado, 25 de fevereiro de 2012

Fim do horário de verão...

Meia noite deste sábado moradores de 11 estados do país, além do Distrito Federal, devem atrasar o relógio em uma hora.

Com o fim do horário de verão na noite deste sábado (25), os moradores de 11 estados do país, além do Distrito Federal, ganham uma hora a mais de sono no fim de semana. Apesar de muitos acreditarem que uma alteração do tipo pode ser prejudicial ao organismo, os especialistas garantem: atrasar o relógio só traz benefícios à saúde.

Segundo o doutor César Mezadri, especializado em medicina do sono, a mudança age sobre o organismo de forma positiva principalmente devido à presença da luz do sol já ao despertar. "Atrasando o relógio, as pessoas recebem a luz solar mais precocemente, inibindo a ação da melatonina - hormônio responsável por manter o ciclo do sono", explica. De acordo com o médico, um estudo canadense aponta que, com o término do horário de verão no país, o número de acidentes de trânsito diminui cerca de 7% durante a primeira semana.

Ainda assim, o especialista recomenda que haja uma rotina em relação ao sono. "É importante respeitar o horário cronológico e manter os horários de dormir e de acordar", recomenda o médico. Dessa forma, ele garante que, dentro de uma semana, o corpo já estará completamente familiarizado.

De acordo com Mezadri, o adiantamento do relógio é que tende a ser problemático. "Ao acordar no escuro, antes do sol nascer, a tendência é que o estado de sonolência persista por mais tempo", afirma. A dificuldade de adaptação do organismo, nesse caso, pode acarretar em cansaço excessivo, dificuldade para dormir, perda de apetite, irritabilidade e diminuição do desempenho físico.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário