quarta-feira, 8 de julho de 2020

Rapidinhas desta quarta-feira

Imperatriz - Fluminense e Flamengo decidem, logo mais à noite, o título da Taça Rio (2º turno), do Campeonato Carioca. Para chegar à final, o Tricolor eliminou o Botafogo, ao empatar em 0 x 0 e como tinha a vantagem do empate, conquistou o direito de está na final. Já o Flamengo derrotou o Volta Redonda, por 2 x 0. Em jogo único, quem vencer será o campeão e, caso dê empate, decisão nos pênaltis. Se o Flamengo conquistar a Taça Rio, ele será o campeão estadual, sem a necessidade de final, já que conquistou a Taça Guanabara (1º turno) e tem a melhor campanha. Para o Carioca não terminar hoje, o Fluminense precisa ser o vencedor, prorrogando a final para mais dois jogos. Sem TV aberta, a Flu TV transmite o jogo, pelo Youtube, a partir das 21h30.

Confusão
O Carioca deste ano foi o estadual mais confuso dos últimos anos. Primeiro, Fluminense e Botafogo não quiseram retornar após a Pandemia. Com a decisão da Justiça, os dois voltaram, mas sob protesto. Agora, na final, a confusão é com relação a transmissão do jogo. Pela MP, o mandante é que tem o direito de negociar a transmissão do jogo. Como o Flu ganhou o mando de campo em sorteio, a ele pertence esse direito. Só que o Flamengo, maior defensor da MP, em acordo do a Federação Carioca, está tentando, junto a Justiça, o direito de transmitir, também. Vá entender. Tinha que ficar quieto, pois o direito é exclusivo do Fluminense.

Definido
A CBF bateu o martelo com relação a volta das suas principais competições. O Brasileiro da Série A começa dia 9 de agosto, enquanto as Série B e C, dia 8. A Copa do Brasil retorna a partir do dia 26 de agosto. Quanto a Série D, a CBF, ainda, não se manifestou. O Sampaio é o representante maranhense na Série B, enquanto o Imperatriz é na Série C. Na Série D temos o Moto Club e o Juventude.

Copa do Nordeste
Já está definido que os jogos restantes da Copa do Nordeste deste ano vão ser realizados no estado da Bahia, mais precisamente, em Salvador e Feira de Santana (um jogo). De acordo com a CBF e a Liga do Nordeste, os jogos da última rodada da fase classificatória devem acontecer nos dias 21/22 de julho. A partir daí com jogos únicos, as quartas de final serão disputadas entre 25 e 26 do mesmo mês, as semifinais em 29 e 30 e as finais serão disputadas nos dias 2 e 4 de agosto. Os clubes terão suas despesas pagas pela CBF/Liga do Nordeste, além da testagem para o Covid 19 para 30 pessoas. A previsão é que as equipes comecem a chegar a Salvador a partir de domingo e terão uma semana de treinos.

Cancelado?
O Imperatriz tem um jogo para fechar a sua participação na Copa do Nordeste que será contra o Frei Paulistano. Como as duas equipes não tem mais chances de classificação, a ideia é que esse jogo não aconteça. Uma informação oficiosa dá conta que o Cavalo de Aço vai tentar receber o dinheiro dessa despesa para usar no Maranhense com pagamentos de passagens e testagem do Covid para os atletas. 

Maranhense
As três grandes equipes da capital (Sampaio, Moto e Maranhão) já deram o pontapé inicial nos treinos para a retomada do maranhense. As equipes estão em processo de testagem para o Covid 19. Das equipes do interior, apenas o Juventude está no mesmo processo. Já o São José, Pinheiro e Cordino não se tem notícias de quando retornam. Em matéria no GE Maranhão, o Pinheiro não tem previsão de retorno aos treinos, já que a prefeitura da cidade, ainda, não liberou as atividades esportiva. No Imperatriz, o problema é falta de recursos.

Live
Não era como eu imaginava, mas vai acontecer uma Live (Foto), no dia 10 deste mês, destacando a primeira conquista estadual do Cavalo de Aço, em 2005. A produção, como sempre, será da Takashi Produções, que tem o ex-presidente do clube (2005), Nilson Takashi, à frente. A Takashi vem se notabilizando com esse projeto, onde já realizou Lives com Wanderley Andrade, Rick e Renner (duas vezes) e Manoel Gomes, o cantor da caneta azul, que teve quase 3 milhões de visualizações. De acordo com Takashi, a Live será dividida em 4 blocos, como se fosse uma decisão de campeonato. O 1º tempo, corresponde ao 1º bloco; o 2º tempo, o 2º bloco; a prorrogação, o 3º bloco e os pênaltis, o 4º bloco. Além da participação de jogadores e integrantes da comissão técnica da época, serão mostrados gols das partidas mais importantes, inclusive das finais contra o Moto. Os presidentes Buzuca, campeão em 2015 e Adauto Carvalho, campeão em 2019, foram convidados para a Live. Uma bela oportunidade para torcedores e simpatizantes ajudarem o clube com doações.

Transmissões
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou ofício 003/2020, informando que está estudando a possibilidade de repassar, temporariamente, o direito de transmissão dos jogos aos clubes mandantes do maranhense 2020. Para isso, ela aguarda, até o dia 10 de julho, que os clubes interessados respondam um questionário que vai desde a informação da plataforma que vai transmitir os jogos em PPV; a capacidade de visualização, quantas câmeras serão usadas; se haverá replay dos lances; capacidade de upload da internet, entre outras questões. Só após receber o questionário, é que a FMF vai decidir se libera a transmissão. Acho que deveria liberar para que os clubes possam ter a possibilidade de conseguir receita, já que não haverá público nos jogos.

Parceria
Conversei com o Nilson Takashi sobre a possibilidade da sua empresa realizar as transmissões do jogos do Imperatriz no Frei Epifânio. Pela resposta entendi que existe o interesse, mas para isso é precisa acontecer uma conversa com a diretoria do Cavalo de Aço. Procurei saber do presidente Adauto Carvalho, que me respondeu que já está acontecendo esse entendimento. Sei que a situação financeira não é fácil, mas existem possibilidades de se buscar formas de fazer receita. A Live do dia 10 é uma, como as transmissões, também. Mas para isso é preciso que as partes sentem à mesa e discutam as possibilidades. Ingressos virtuais, PPV, QR Code são algumas formas de conseguir renda para que o clube dispute o estadual. Não existe problema sem solução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário