Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 10 de junho.
![]() |
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso. |
Bastidores
10 de Junho de 2014
Expectativa
O que poderá acontecer de importante nesta semana no cenário político do Maranhão? No momento, as expectativas estão voltadas para o PSDB e o PDT. O partido tucano decidiu se aliar ao PCdoB, indicando o vice de Flávio Dino. Mas apareceu João Castelo exigindo a vaga de senador, que estava preenchida por Roberto Rocha (PSB). Castelo não abre e nas próximas horas pode haver uma definição, que poderia inclusive causar uma divisão no grupo, com Rocha se lançando candidato a governador. Já o PDT, que perdeu a vice de Flávio Dino para os tucanos, ainda discute o rumo que tomará. Uma parte quer continuar com o PCdoB, e outra defende candidatura própria, com o lançamento do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo. O pré-candidato do PMDB, Lobão Filho, ofereceu a vice ao PDT, caso o PT desista, mas é difícil uma aliança com o partido fundado por Jackson Lago.
E...
Hoje começa o prazo para os partidos realizarem convenções para escolher os candidatos que disputarão as eleições e deliberar sobre eventuais coligações. As convenções partidárias são eventos internos das siglas, com regras definidas de acordo com o estatuto de cada partido político. O prazo vai até dia 30. Até lá, ainda podem surgir muitas novidades quanto a candidaturas e alianças. Então, é aguardar.
Coligações
No grupo do pré-candidato Lobão Filho, as coligações proporcionais (deputados) podem ficar assim: 1 – PMDB–PV–PTB–PSD–DEM; 2 – PTN–PRTB; 3 – PSL–PSC–PMN–PTdoB–PHS–PSDC–PEN; 4 – PT.
Pré-candidatura
O município de Pastos Bons poderá ter um representante nas eleições deste ano. O vereador Zé Renato está pensando em ser candidato a deputado federal para fazer dobradinha com o deputado estadual Rogério Cafeteira. Ontem ele esteve em Imperatriz.
Ele disse
- “Muitos esquecem que todos eles foram criados e engordados dentro do grupo, que elevou o Maranhão para 16º estado brasileiro, hoje o que mais cresce no país”. Palavras do senador José Sarney sobre o lengalenga “oligarquia tem que sair” em toda campanha eleitoral.
Na luta
Muito tem se especulado sobre a possível ausência da governadora na campanha do pré-candidato a governador Lobão Filho. Ontem, ela quebrou o silêncio. Depois da solenidade no Palácio dos Leões de assinatura de convênio entre o Ministério da Integração, o Estado e a Codevasf, Roseana avisou que vai se empenhar na campanha, caindo em campo logo que forem realizadas as convenções. A do PMDB está marcada para o dia 27. Vai percorrer os municípios com Lobão Filho.
Preferência
A Câmara dos Deputados analisa Projeto de Lei, do Senado Federal, que confere precedência, em caso de empate na fase de pré-seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni), a estudantes com histórico de afastamento do convívio familiar. Pelo texto, o afastamento poderá ter sido por motivo de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão. Segundo o autor da proposta, senador licenciado Marcelo Crivella, a ideia é beneficiar jovens carentes órfãos e aqueles que, embora com pais vivos, encontram-se sob cuidados de instituições especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário