Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 6 de julho, escrita pelo jornalista Coló Filho.
Bastidores
Julho 6, 2012
Reviravolta
Ontem, último dia para os partidos apresentarem no cartório eleitoral os pedidos de registro de seus candidatos, as articulações estavam intensas, com pré-candidatos a prefeito aproveitando as últimas horas para engordarem as suas coligações, puxando mais partidos. E reviravolta estava acontecendo. Às 15 horas, o presidente municipal do PP, Neto da Ampere, confirmou à coluna que a direção estadual, tendo à frente o deputado federal Waldir Maranhão, havia decretado intervenção no diretório. Segundo Neto, ele foi substituído pelo radialista Paulo Negrão. “Mas vou resistir. Tentarei reverter a situação”, afirmou. Com a intervenção, o prefeito Madeira perdeu o apoio do PP, que passa a integrar a coligação liderada pelo candidato do PDT, Carlinhos Amorim.
Perdas
A coligação liderada pelo PSDB sofreu várias baixas. Começou perdendo o PDT, que saiu da base para lançar Carlinhos Amorim. Depois o PSB sofreu intervenção e foi para o lado de Amorim. Em seguida, o PP e ontem ainda havia a possibilidade de perder o PV para o DEM de Rosângela Curado. Isso sem falar no PMDB, que “foi mas não foi”.
Adesão
Ontem à tarde uma fonte madeirista informou que o ex-pré-candidato a prefeito Ribinha Cunha (PR) teria aderido à candidatura do prefeito Sebastião Madeira. Cunha foi estimulado pelo deputado Davi Junior para ser candidato e acabou sendo abandonado no meio do caminho. Silva levou o PR para a coligação carlista.
E...
Pensando bem, pinto que acompanha pata acaba morrendo afogado...
Proporcional
Quando a coluna era redigida, ainda haviam algumas indefinições. Especialmente quanto a coligações proporcionais. Candidatos a vereador estavam desesperados, vendo o sonho ir de água abaixo antes da hora. Alguns estavam desistindo, enfraquecendo as suas legendas e levando para o buraco os que ficaram. A preocupação é com o coeficiente eleitoral. Tem vereador que pode ser prejudicado.
Engraçado
Quando o diretório estadual do PSB interveio no diretório municipal de São Luís para levar o partido ao ninho tucano de João Castelo, o ex-governador José Reinaldo Tavares achou correto, afinal atendia aos seus interesses. Mas quando o comando nacional do PSB decidiu agir contra a atitude ditatorial da direção estadual, Zé Reinaldo achou um absurdo.
- É, vale aquele velho ditado: pimenta nos olhos dos outros é refresco...
Primeiro
O PSTU foi o primeiro a entregar na Justiça Eleitoral o pedido de registro de candidatura a prefeito em Imperatriz. Com o lema “Imperatriz para os Trabalhadores”, o PSTU lança Wilson Leite e Jakson Marinho a prefeito e vice, respectivamente, e o Pastor Odair como vereador.
Será?
Dizem que o acordo para o PMDB fazer aliança com o DEM teria sido costurado pela manhã de quarta-feira no “Palácio da Leoa”, com as presenças de destacadas figuras aqui da Vila do Frei, de pelo menos três correntes partidárias. Verdade ou não, a possibilidade de aliança vinha sendo especulada desde o começo da semana.
Vascaíno?
Em Açailândia, o petista Antonio Erismar está no segundo mandato de vice do prefeito tucano (isso mesmo!) Ildemar Gonçalves. E nestas eleições vai continuar como vice. Ele integra a chapa encabeçada por Elson Santos (PSDB). Se ganhar, será tri-vice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário