sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Bastidores da política desta sexta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 20 de novembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
20 de novembro de 2015

Avançando 
Em reunião na terça-feira, foram apresentadas as etapas de elaboração ou revisão do Plano Diretor de Imperatriz, com a presença de vários segmentos da sociedade. É mais um passo importante nesse debate puxado pelo vereador-professor Carlos Hermes (PCdoB), a partir de uma audiência pública na Câmara Municipal. Outra reunião foi realizada ontem, com o secretário de estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, no auditório da Semed, no sentido de buscar parceria entre Município e Estado na elaboração do novo Plano Diretor de Imperatriz. Em outras etapas do processo, a sociedade em geral será envolvida no debate. Em discurso da tribuna, ontem, Carlos Hermes demonstrou otimismo com a revisão do PD e destacou o interesse que vêm tendo a Prefeitura e o Governo do Estado.

Duro
Na sessão de ontem, o vereador Hamilton Miranda (PMDB) fez um discurso duro relacionado à saúde. Ele reclamou que não é respondido nenhum ofício enviado pela Comissão de Saúde da Câmara sobre algumas questões. Segundo ele, o setor de ortopedia está parado e citou o caso de uma senhora que está sendo obrigada a vender a casa para fazer tratamento. A manifestação de Hamilton em tom forte surpreendeu porque é (ou era?) um velho aliado do prefeito Sebastião Madeira.

E...
O vereador João Silva, líder do Governo na Câmara, afirmou que não iria responder Hamilton Miranda porque era “uma briga doméstica”. Hamilton retrucou, dizendo que era uma briga política, porque está exercendo o seu papel de vereador.

Reação 
Antes de João Silva subir à tribuna, haviam se pronunciado os vereadores Carlos Hermes (PCdoB) e Aurélio (PT), falando sobre corrupção. João Silva afirmou que Aurélio, como petista, tinha muita cara de pau para falar sobre o assunto e o aconselhou a “largar essa catinga”, destacando os escândalos de corrupção no governo federal. Disse também que Carlos Hermes deveria ter cuidado, porque depois poderia estar sendo obrigado a “engolir o vômito”.

Reação II
Carlos Hermes não gostou e partiu pra cima do filho de João Silva, que é secretário municipal da Juventude, observando que ninguém na cidade sabe quem é o secretário nem o que é feito pela pasta. Hermes se queixou que Silva é líder do Governo Madeira, que é aliado do Governo do Estado, mas vive cutucando a administração estadual. E o chamou de “líder despreparado”.

Forte 
João Castelo saiu com o ibope baixo da prefeitura de São Luís, mas se fosse candidato em 2016 poderia fazer um “calo”, surpreendendo os adversários. Dados do Instituto Prever revelam que hoje ele teria 16,6% das intenções de votos, ficando atrás de Eliziane (26,5%) e Edivaldo Holanda Júnior (19%). Está à frente de Roseana Sarney (10,4%); Bira do Pindaré (5,4%); Roberto Rocha (4,1%) e Rose Sales (3,3%). A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 14 de novembro. Foram ouvidos 769 eleitores, para uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento é de 95%.

Afastamento
A deputada maranhense Eliziane Gama (Rede) anunciou ontem que irá protocolar nas próximas horas representação na Procuradoria Geral da República pedindo o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) da presidência da Câmara. Ela alega que o peemedebista tem usado o cargo para atrapalhar o andamento do processo de cassação que tramita contra si no Conselho de Ética da Casa. Eliziane observa que Cunha tem feito manobras para dificultar a tramitação do processo por quebra de decoro. Exemplo claro foi a decisão de cancelar a sessão do Conselho de Ética. Além disso, tem usado diversos recursos de que dispõe na Mesa Diretora para sua defesa pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário