quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Bastidores da política desta quinta.....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 12 de novembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
12 de novembro de 2015

Pré-campanha
Os pré-candidatos a prefeito de Imperatriz estão em intensa movimentação. Para o período oficial de campanha só estão faltando mesmo comícios e carreatas, porque o resto está acontecendo, inclusive coisas passíveis de ser questionadas com fundamentação na legislação eleitoral. Mas todos acham que estão cumprindo rigorosamente a lei, o que se espera. Mas não custa nada um acompanhamento das autoridades competentes para que abusos não sejam cometidos e a disputa eleitoral se realize em condições de igualdade entre todos os concorrentes.

Tucanos
O PSDB realizou um encontro na noite de terça-feira com as presenças dos pré-candidatos a prefeito Esmerahdson de Pinho e Daniel Souza. Cada um falou cerca de 20 minutos, observando sobre a necessidade do partido ter candidatura própria, e conclamaram os militantes a se engajarem na luta para que o PSDB possa dar continuidade ao trabalho que vem realizando através da Administração Madeira. A empolgação é grande no ninho tucano com a possibilidade cada vez maior da legenda ter candidato próprio.

Agora vai
Começaram pra valer as obras de construção do Mercado do Peixe. Uma máquina chegou no domingo para o serviço de fundação e ontem já estava acontecendo a concretagem. Pelo jeito, agora a obra ganhou ritmo e finalmente o antigo sonho será realizado, com a cidade passando a contar com um Mercado do Peixe decente.

Câmara
Ontem a Câmara Municipal de Imperatriz não realizou sessão. O motivo foi a morte de um assessor do vereador Raimundo Roma, o DJ Ceará. Hoje haveria uma audiência pública, mas deve ser adiada para que haja reunião normal. Não se sabe se será levado a plenário o projeto sobre o horário de funcionamento do comércio.  

Data
A propósito de decisão do juiz Clésio Coelho Cunha sobre presídios, o secretário de Assuntos Políticos, Márcio Jerry, revelou que todos os presídios do interior estão em execução e o governador Flávio Dino deverá entregá-los até 30 de dezembro. Em Imperatriz, o presídio, que está há mais de cinco anos em construção, se encontra praticamente concluído.

Eleições
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa de terça-feira (10), o Calendário Eleitoral das Eleições Municipais de 2016. A eleição ocorrerá no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, nos casos de segundo turno. As convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. O prazo antigo estipulava que as convenções partidárias deveriam acontecer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.

Registro
Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até as 19h do dia 15 de agosto de 2016. Pela regra passada, esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho.

Dica de Economia
A economia de energia começa a fazer diferença na conta quando o consumidor muda pequenos hábitos. Ao sair de casa, por exemplo, retire todos os eletrodomésticos que estão em função ‘standy by’ da tomada. Deixar os aparelhos nesse modo pode não representar um alto consumo de energia elétrica, mas, durante o período de um ano, essa prática aumenta em até 4 vezes o consumo de energia de uma residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário