sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
27 de Fevereiro de 2015   

Tá feia
A onda de assaltos em Imperatriz está assustando a população. A audácia dos bandidos é tanta que nem policial está escapando das suas ações. No início da manhã de ontem, um delegado foi assaltado quando fazia caminhada na Avenida Beira-Rio. Na noite do dia anterior, um cabo foi baleado. Um jornalista que diariamente caminha na Beira-Rio revela que somente no mês passado presenciou três assaltos naquele setor. Quer dizer, os bandidos estão “deitando e rolando” na Beira-Rio e nenhuma providência é tomada. Pode ser que agora haja uma ação da polícia, afinal um integrante dela acabou entrando nas estatísticas dos crimes de roubo.

Cautela
O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, comenta com muita cautela quando é abordado sobre as eleições municipais de 2016. Primeiro porque o seu foco, no momento, é a Sinfra; segundo porque ainda está cedo para se falar em eleição e terceiro porque a escolha do candidato à sucessão de Madeira passará por uma ampla discussão dentro do grupo liderado pelo governador Flávio Dino.

Outros
Há vários nomes no grupo com pretensões de disputar a sucessão municipal, como a subsecretária de Saúde, Rosângela Curado, e correligionários do prefeito Madeira. Clayton, inclusive, nunca  manifestou publicamente a pretensão de ser candidato. Os amigos e correligionários é que demonstram a vontade de que ele seja o candidato de Flávio e Madeira. É aguardar a chegada de 2016 e as articulações.

Senado
O prefeito Sebastião Madeira teria todo o direito de comandar a sua sucessão. Mas com a aliança com o grupo de Flávio Dino, já não depende mais só dele a decisão. Por isso, o PSDB pode inclusive deixar de lançar candidato próprio. Até porque Madeira está pensando em 2018, e com isso poderia até aceitar apoiar candidato de outro partido, em troca de apoio à sua candidatura a senador. São duas cadeiras que serão disputadas em 2018.

Na Câmara
A subsecretária de Estado da Saúde, odontóloga Rosângela Curado, participou da Tribuna Popular na sessão de ontem da Câmara Municipal de Imperatriz. Ela falou sobre as ações da SES, especialmente na região. O Hospital Macro Regional de 100 leitos, iniciado no governo anterior em Imperatriz, pode ser concluído em novembro deste ano.

Discriminação?
A Câmara vai bancar passagens para mulheres de deputados (e maridos de deputadas também). E as amantes não terão direito?

Filas
O deputado Marco Aurélio (PCdoB) pediu a atuação conjunta dos colegas de Plenário para exigir que os bancos cumpram “Lei das Filas”. O parlamentar imperatrizense lamentou que todos os dias o consumidor do Maranhão, que frequenta banco, seja desrespeitado. Marco Aurélio disse que a Lei das Filas, aprovada em 2002 e revisada em 2007, é muito branda. “Ela não dá garantias para que seja cumprida. Seu objetivo principal é fazer com que o cliente do banco espere um tempo máximo para atendimento de 30 minutos. Mas como isso vai se efetivar se a sanção, a multa, quando há o descumprimento, são brandas? É uma multa que em nada intimida as agências bancárias”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário