quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Bastidores da política desta quarta.....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
25 de Fevereiro de 2015    

Aprovada
Apesar da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) considerar a medida inconstitucional, os deputados aprovaram a MP editada pelo Governo Flávio Dino, que permite que a Procuradoria Geral do Estado defenda os policiais envolvidos em conflitos no exercício das funções. Somente os deputados Edilázio Júnior (PV) e Zé Inácio (PT) votaram contra a MP, que beneficia os policiais militares e civis e Corpo de Bombeiros. O parlamentar do PV justificou seu voto contrário observando que a MP fere a isonomia porque concede o benefício apenas aos policiais, deixando de fora as demais categorias do funcionalismo público estadual. A medida está sendo questionada na Justiça.

Presidente
Foram definidas as comissões da Assembleia Legislativa. A de Constituição, Justiça e Cidadania tem como presidente o deputado imperatrizense Marco Aurélio (PCdoB). Os outros membros são Eduardo Braide (PMN), Paulo Neto (PSDC), Fábio Macedo (PDT), Alexandre Almeida (PTN), Adriano Sarney (PV) e Ricardo Rios (PEN). Marco Aurélio também faz parte da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da Comissão de Saúde e suplente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias. Integra ainda a Comissão de Ética, juntamente com Léo Cunha (PSC).

Outros
Já o também deputado imperatrizense Antonio Pereira (DEM) integra a Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle. Ele também está na Comissão de Saúde, juntamente com o deputado Léo Cunha (PSC), e é suplente na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias e na Comissão de Obras e Serviços Públicos. É ainda titular da Comissão de Assuntos Econômicos. Léo Cunha também é titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ministérios
O governador Flávio Dino está em Brasília percorrendo ministérios em busca da viabilização de projetos para serem desenvolvidos no Estado. Ele esteve no Ministério da Educação, com o ministro Cid Gomes, onde apresentou o programa Escola Digna do Governo do Maranhão. Também foi recebido em audiência pelo Ministro Chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. “A quantidade de oportunidades perdidas junto ao Governo Federal, por inércia e desorganização do passado, é realmente impressionante”, comentou Flávio Dino.

Rádio
A Câmara Municipal de Imperatriz passou a ter as sessões transmitidas pela Rádio Comunitária Maranhão do Sul. Ontem foi em caráter experimental.

Pedidos
Na sessão de ontem, o vereador Adonilson Lima solicitou a execução dos serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e limpeza da Avenida JK, no Parque Sanharol. Já o vereador Carlos Hermes Ferreira defendeu que o governo do estado implante em Imperatriz um Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, o IEMA.

Na CPI
O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), indicou a deputada Eliziane Gama (MA) para integrar, como titular, a CPI da Petrobras. Ocupará a vaga de suplente o deputado Moses Rodrigues (CE). O PPS foi um dos partidos que mais lutaram para instalar a comissão que investigará o pagamento de propina a políticos e partidos por meio de superfaturamento de contratos na estatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário