Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 7 de agosto, escrita pelo jornalista Coló Filho.
Bastidores
Agosto 7, 2012
Pesquisa
O resultado da pesquisa Escutec sobre as eleições em Imperatriz foi o assunto dominante das rodadas políticas nos últimos dois dias. Madeira aparece com 48,8%, seguido de Carlinhos Amorim (13,9%), Rosângela Curado (12,4%), Justino Filho (4,1%), Adalberto Franklin (1,7%), Major Melo (1,5%), Wilson Leite (0,8%), Kleber Miranda (0,3%) e Aluísio Melo (0,3%). Como não poderia deixar de ser, apareceram os que levantaram dúvidas sobre os números da pesquisa, especialmente os carlistas, achando que foi muito para Madeira e pouco para Carlinhos. O surpreendente na pesquisa foi o percentual de Rosângela Curado, revelando um empate técnico com Carlinhos Amorim, o primeiro a iniciar a campanha e que é muito mais conhecido na cidade, pois já disputou várias eleições e é filho de um ex-prefeito. O desempenho da candidata do DEM empolgou os seus aliados. Eles acreditam que até o final de agosto ela já esteja na frente de Amorim, com uma diferença significativa.
A pesquisa da Escutec foi feita entre os dias 1 e 3 de agosto, com 600 entrevistados, e registrada no TRE no dia 31 de julho sob o protocolo MA-065/2012. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Acusou o golpe
Coincidência ou não, depois da divulgação dos números da pesquisa da Escutec, a candidata Rosângela Curado já sofreu o primeiro ataque de um aliado do candidato Carlinhos Amorim, com quem está empatada tecnicamente.
Cadê?
Será que o deputado federal Davi Alves Silva Junior (PR) já está abandonando o barco do candidato Carlinhos Amorim? O deputado não foi visto na caminhada realizada no calçadão, sábado, com as presenças de Flávio Dino e do deputado estadual Marcelo Tavares. Davi Jr. estimulou a candidatura do empresário Ribinha Cunha e não demorou muito para largá-lo, aderindo a Carlinhos.
E...
O deputado Davi Junior está conseguindo enfraquecer o PR no Maranhão. Na semana passada o deputado Jota Pinto deixou o partido atirando. Sentindo-se desprestigiado, ele disse que não iria ficar em um partido mandado por um assessor de deputado. Refere-se a um assessor de Davi Junior. Em Imperatriz, o empresário Ribinha Cunha também se desfiliou do PR. E assim está indo a sigla, crescendo como rabo de cavalo...
Racha
Um impasse no grupão de Açailândia. Gleide Santos teve a candidatura impugnada e está prometendo recorrer. Diante disso, os outros integrantes do grupo estão ameaçando abandoná-la porque não estaria cumprindo a promessa de sair da disputa caso tivesse problema na justiça. Se recorrer, o grupão racha.
Julgamentos
Alcançado o prazo de 5 de agosto para o julgamento, pelos juízes eleitorais, dos pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições deste ano, nos 5.568 municípios brasileiros, apenas 5% aguardam julgamento. No total, foram feitos 474.079 pedidos de registro e 95%, ou seja, 451.248 já foram julgados. Aguardam julgamento, portanto, 22.831. Dentre os pedidos analisados pelos juízes eleitorais, 413.198 foram aceitos e 21.823 foram negados. Alem destes, outros 2.502 pedidos aceitos estão pendentes da análise de recurso pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Também em grau de recurso perante os TREs estão 5.674 tentativas de registros de candidaturas negadas.
A Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão registrou 1.307 impugnações de candidaturas. 1.125 são de candidatos a vereador e 182 de candidatos a prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário