quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Bastidores da política desta quarta......

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 15 de agosto, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Agosto 15, 2012

Horário eleitoral
A oposição está apostando no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. É através do palanque eletrônico que os adversários do prefeito Sebastião Madeira jogarão todas as suas fichas na tentativa de superá-lo nessa difícil corrida rumo ao Palácio Renato Moreira. Mas Madeira também tem o mesmo trunfo, aliás, é dele o maior tempo. São 8’31”, seguido de Rosângela Curado com 5’56”, Adalberto com 4’30” e Carlinhos com 4’02”. Kleber Miranda tem 2’23”, Justino 1’09”, Aluísio 1’06, Melo 1’13” e Wilson Leite 1’06”. Na verdade, é no horário eleitoral gratuito que a eleição pode ser decidida, mas se pensam que vão ganhar votos atacando os concorrentes, estão enganados. O eleitor não aceita baixaria. Portanto, que procurem mostrar o seu programa de governo à população.

Chance
Na opinião de analistas políticos, a coligação PCdoB/PRB pode eleger dois vereadores. Já integrantes da coligação são mais otimistas, achando que será mais. Há nomes com forte potencial eleitoral, entre eles Marco Aurélio, Sanches, Nilson, Adonilson, Carlos Hermes e Ênio.

Itinerante
Com parecer favorável do relator, deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 7822/10, do senador licenciado Valdir Raupp (PMDB-RO), que obriga os estados e o Distrito Federal a criar juizados especiais itinerantes, que atuarão prioritariamente em áreas rurais ou em locais de menor concentração populacional. Como tramita em caráter conclusivo e não foi modificado na Câmara, o texto será remetido à sanção presidencial, a não ser que haja recurso assinado por 52 deputados para análise no Plenário da Casa. A proposta, que altera a lei dos Juizados Especiais (9.099/95), fixa prazo de seis meses, após a publicação da lei, para a criação dos juizados itinerantes.

Arrastão
Ainda lutando na justiça pelo deferimento de sua candidatura, Gleide Santos promove hoje a inauguração do seu comitê, precedida do “Arrastão do 15”, que começa às 15h. A ex-prefeita ainda está com o seu pedido de registro na situação de “indeferido com recurso”, conforme consta no DivulgaCandi2012 do TSE.

Nas ruas
O candidato da situação em Açailândia, Elson Santos (PSDB), já realizou a primeira caminhada. Com a presença do prefeito Ildemar Gonçalves e do deputado federal Hélio Santos, o candidato tucano arrastou uma multidão pelas ruas da cidade, no último final de semana. O vice de Elson é Antonio Erismar (PT), atual vice de Ildemar. Vai ser uma eleição muito disputada na Cidade do Ferro.

Pulou
O deputado estadual Dr. Pádua não segue mais o candidato Dr. Enoque (PP), em João Lisboa. Agora o parlamentar está no palanque do tucano Jairo Madeira. Enoque é o candidato do prefeito Emiliano Menezes e tem o apoio do deputado estadual Léo Cunha e do federal Chiquinho Escórcio.

Mudança
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) anunciou que apresentará duas propostas de emenda à Constituição (PECs) com o objetivo de aperfeiçoar o processo eleitoral, que ele considera a matriz de grande parte dos casos de corrupção no país. Uma das PECs cria uma Justiça Eleitoral permanente, mediante a criação de concurso e carreira para o cargo de juiz nos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e desembargador e ministro em nível do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A outra PEC irá propor mudanças no atual calendário eleitoral. A partir de 2018, as eleições seriam divididas em estaduais, com a escolha de governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. Dois anos depois, seriam eleitos o presidente da República, os senadores e deputados federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário