quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sinfra, Sedel e MP firmam parceria para garantir segurança ao torcedor no Castelão

São Luís - Os secretários de Estado de Infraestrutura, Max Barros, e de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, acertaram, na terça-feira (22), com a promotora especializada na Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, as bases de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que deve ser assinado nas próxima semanas para garantir o atendimento a todas as exigências do Estatuto do Torcedor quando da conclusão da reforma do Estádio Castelão. A reunião que definiu o assunto aconteceu na sede da Sinfra.

Na ocasião, o secretário Max Barros apresentou à representante do Ministério Público detalhes do projeto da reforma, esclarecendo que todos os pontos foram pensados de acordo não apenas com o Estatuto do Torcedor, como também com as normas de exigência da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

"Toda a reforma foi pensada para adaptar o novo Castelão ao que há de mais moderno em estádios por todo o mundo. Além disso, o Estatuto do Torcedor e as exigências da Fifa foram a base para o desenvolvimento do projeto, que já está em licitação", disse Max Barros.

Segundo ele, foi por atender às normas de segurança que a capacidade do estádio diminuiu dos oficiais 72 mil espectadores para 40 mil. "Essa diminuição não ocorreu apenas pela colocação de cadeiras, mas também pelo aumento do espaço disponível para cada torcedor e pelo alargamento das chamadas rotas de fuga, para o caso de uma emergência", completou.

Litia Cavalcanti mostrou-se empolgada com o projeto e destacou que praticamente tudo o que pensava em exigir no Termo de Ajustamento de Conduta já será contemplado com a reforma. Ela fez algumas sugestões, como a implantação de um corrimão nas escadarias de acesso às cadeiras.

"Como o Castelão vai ser reformado agora, nós já nos antecipamos, junto com a Sinfra e a Sedel, para que assinemos um TAC já adequando o estádio. Mas, pelo que nós vimos, já está praticamente tudo adequado ao Estatuto do Torcedor. É claro que ainda vamos analisar o projeto com mais calma, mas, à primeira vista, serão necessárias poucas alterações", declarou a promotora.

Uma nova reunião para a apreciação do TAC ficou pré-agendada para a semana que vem, quando os representantes das duas secretarias e do Ministério Público definirão o texto final do documento.

Fonte: SECOM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário