sábado, 2 de outubro de 2010

Notícia que não vai sair na Folha: JP frauda pesquisa para beneficiar Jackson Lago e Flávio Dino


Mais uma notícia que a Folha de S. Paulo jamais vai dar. Vou provar para vocês como o Jornal Pequeno fraudou a pesquisa de um tal instituto Constat cujos número foram divulgados hoje.

Segundo o registo feito pelo instituto no TRE, o período de apuração da pesquisa é de 28/09 (quinta-feira passada) ao dia 2 (hoje). No entanto desde á zero hora deste sábado (veja aqui) o matutito da Rua Afonso Pena 171 já disponbiliza na internet os números: Roseana (41%), Flávio Dino (26%) e Jackson Lago (21%). Pura fraude porque o período de coleta de dados deveria terminar hoje, mas o jornal já tinha o resultado final desde sexta-feira, um dia antes. Veja abaixo a reprodução do registro da pesquisa com a data da apuração dos dados. O levantamento custou R$ 15 mil.

A coligação “O Maranhão Não Pode Parar” já havia questionado os resultados da pesquisa anterior da mesma Constat. O instituto não apresentou vários documentos exigidos pelo TSE para que os números pudessem ser divulgados (reveja).

A divulgação de pesquisas prá lá de suspeitas nesta reta final da campanha vem sendo uma das estratégias dos candidatos Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PCdoB) com vistas a gerar a realização de um segundo turno. A intenção é confundir o eleitor.

Na quarta-feira, o jornal O Imparcial divulgou pesquisa de um tal Data Mérita apontando a realização de segundo turno. O problema é que o jornal trocou os números e colocou Flávio Dino à frente de Jackson. O jornal corrigiu a informação no dia seguinte, mas sem o destaque do dia anterior. O fato foi criticado no programa do pedetista. A atriz “cabeça chata” Aline Pereira chegou a colocar um óculos e perguntou se o pessoal de O Imparcial estava precisando de oculista.

O Data Mérita pertence ao empresário Carlos Henrique Pereira Barbosa. Ele é conhecido no Leste Maranhense, principalmente em Caxias, por oferecer seus serviços ao gosto do freguês. O assessor dele, Jacó Monteiro, em conversas reservadas, revelou a fontes do blog na região, que a pesquisa foi manipulado com objetivo de prejudicar Roseana.

Nos dias da divulgação dessas pesquisas, tanto o Imparcial quanto o Jornal Pequeno, chegam a mais que quintuplicar suas tiragens se transformando em verdadeiros panfletos das campanhas do pedetista e do comunista.

Será que a Folha se interessa por este tipo de matéria?


Fonte e Foto: Blog do Décio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário