terça-feira, 10 de novembro de 2015

Vereador defende acordo entre prefeitura e sem tetos......

Vereador, professor Adonilson Lima.
Imperatriz - O vereador, professor Adonilson Lima, (PCdoB), participou, no último fim de semana,  de uma reunião com as famílias da Associação dos sem tetos do Setor Universitário, no Bom Jesus e o representante da prefeitura municipal de Imperatriz, o secretário de Regularização Fundiária, Daniel Souza.

Adonilson acompanha o drama das famílias desde o inicio do movimento  na luta por um terreno para construir as residências e sair do aluguel  que compromete o orçamento doméstico. Durante  a reunião,  a prefeitura confirmou a proposta apresentada anteriormente às famílias. De acordo com o secretário Daniel Sousa, a prefeitura se compromete a  fazer a doação da área, mas vinculada a garantia de que o Governo do Estado dotará o local de infraestrutura adequada para  construção das residências.  

Adonilson, assim como as 800 famílias que participaram da reunião,  não concordam com a vinculação da proposta à ação do governo estadual. “A doação não deve ser vinculada, mas as esferas de poder estadual e municipal devem somar esforços para ajudar as famílias a garantir o direito à moradia”,  enfatizou o vereador, acrescentando que fica difícil construir o diálogo da forma que a prefeitura deseja. Fica complicado dotar o local de uma estrutura necessária de uma hora para outra, mas pode sim, se chegar a um consenso para ajudar as famílias, procedendo de imediato a doação da área para que os outros passos sejam dados”.

A área de propriedade da prefeitura  de Imperatriz foi ocupada há seis meses. O movimento dos sem tetos do Setor Universitário alega que o terreno estava abandonado e servindo de esconderijo para produtos de roubo e furto, como peças de carro, motos e até  para a prática de homicídios.

A prefeitura defende que havia um acordo entre o município e o governo federal para a construção de casas populares com recursos do Programa Minha e Minha Vida e, por isso, não poderia atender às reivindicação das mais de oitocentas famílias do Setor Universitário, no Bom Jesus. 

Com a realização de Audiência Pública na Câmara Municipal de Imperatriz, para discutir o Direito à Moradia  que levou centenas de famílias de cinco áreas reivindicadas para fins de moradia, o movimento dos Sem Teto no Setor Universitário ganhou força em favor das demandas populares . 

Após a realização da audiência o vereador Adonilson apresentou indicação, aprovada por unanimidade, solicitando a doação de parte da área  para que as famílias pudessem construir as suas casas. A outra parte seria utilizada para o projeto das unidades residenciais por meio da  parceria entre a prefeitura e o governo Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário