quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Bastidores da política desta quarta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 11 de novembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
11 de novembro de 2015

Comemorar?
Ontem, 10 de novembro, 81 municípios do Maranhão comemoraram 21 anos de emancipação. Mas comemoraram o que mesmo? Muitos não têm motivos, porque nunca conseguiram avançar no seu desenvolvimento. Tiveram o azar de pegar péssimos gestores e o que se vê são problemas na saúde, educação e infraestrutura. Mesmo assim, foi melhor do que se ainda estivessem como distritos, porque não recebiam a atenção devida. E a emancipação também foi boa para os municípios-mães, que se livraram de muitos problemas, especialmente Imperatriz, que tinha um território grande. Perdeu Governador Edison Lobão, Davinópolis, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca, além de outros povoados, que passaram a integrar estes novos municípios. Que na próxima eleição os eleitores dos municípios que estão sofrendo saibam escolher o melhor para a sua cidade.

Vixi!
A guerra está formada nas redes sociais entre os defensores dos pré-candidatos a prefeito. Ontem, “requentaram” uma declaração da pré-candidata Rosângela Curado (PDT) dizendo que Flávio Dino só iria escolher o seu candidato em 2016, baseado em pesquisa, e que uma “meia dúzia de comunistas sai na rua dizendo que o candidato é aquele, que a roda girou”. Ela pede aos aliados que digam que Clayton Noleto é “candidato do Madeira. O governador não decidiu isso ainda”. Curado teria feito as declarações antes de ser retirada a pré-candidatura de Clayton.

Reação
Aliados de Rosângela Curado não gostaram de terem postado o áudio em grupos de WhatsApp, ontem. “Na política é assim mesmo, sempre vai existir meia dúzia contrária, e meia dúzia não decide nada”, disse o vereador José Carlos (PV), tachando de canalhas os autores da postagem.

Ações
O presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, cumpre agenda no Sul do Estado, a partir desta quarta-feira. Em Imperatriz, ele se reunirá com contadores para tratar sobre o sistema de desburocratização do registro mercantil, o Empresa Fácil, e visitará a unidade da Junta instalada naquela cidade. Amanhã, Sérgio estará em Balsas e sexta-feira, em Açailândia.

Concurso
Proposição do deputado estadual Wellington do Curso foi encaminhada ao Governo do Estado, solicitando que o edital do concurso para professores possa especificar o número de vagas correspondentes às cidades das Unidades Regionais de Educação. O edital não especifica o número de vagas por cidade, o que tem causado uma certa instabilidade entre os professores. No último concurso, em 2009, houve a ‘especificação’.

Gestão ambiental
Com o objetivo de apresentar aos representantes dos Legislativos Municipais o Plano Estadual de Meio Ambiente e oferecer capacitação e assessoria jurídica em gestão ambiental, o Governo do Maranhão promove no dia 27 de novembro, em São Luís, o ‘Encontro de Vereadores e Vereadoras pelo Desenvolvimento Sustentável’. O encontro é resultado da parceria estabelecida entre o Governo do Maranhão, o IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, no âmbito do Programa de Qualificação Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia, e a Assembleia Legislativa do Maranhão. O intuito é reunir parlamentares de 102 cidades maranhenses que fazem parte do Bioma Amazônia a fim de promover o engajamento do Legislativo Municipal no processo de fortalecimento institucional e de melhoria da gestão ambiental local sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário