quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Bastidores da política desta quarta.....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 04 de novembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
04 de novembro de 2015

Confusão
Marcada por um clima tenso a votação do projeto do Poder Executivo que dispõe sobre o horário excepcional de funcionamento do comércio de Imperatriz aos domingos e feriados. Houve muita discussão, especialmente quando saiu o resultado da votação. Com 20 vereadores na sessão, ficou empate em 10 a 10. O presidente da Câmara, José Carlos Soares Barros, deu o voto de minerva para desempatar, mas os vereadores contrários ao projeto reagiram, observando que ele já havia votado e não poderia votar de novo, mesmo sendo voto de minerva. A sessão foi suspensa por 10 minutos, a pedido do vereador Esmerahdson de Pinho, para que fosse consultado o Regimento Interno. Zé Carlos manteve a votação, mas recuou com o voto de minerva. O projeto será colocado novamente em outra sessão para o desempate. A vereadora Caetana Frazão foi quem faltou ontem. O seu voto é que vai desempatar, se até lá algum vereador não mudar o voto.

Votos
A favor da aprovação do projeto votaram José Carlos, João Silva, Hamilton Miranda, Zé da Farmácia, Antonio José, José Carneiro Buzuca, Terezinha Soares, Antonio Pimentel e Chiquim da Diferro. Votaram contra Adonilson Lima, Raimundo Roma, Richard Vagner, Weudson Feitosa, Fidélis Uchoa, Rildo Amaral, Carlos Hermes e Aurélio Gomes.

Troco nas urnas
Ao discursar contra o projeto, o vereador Carlos Hermes afirmou  que a sua aprovação seria um prejuízo eleitoral muito grande para os vereadores, destacando que são mais de 70 mil comerciários prejudicados. Já Adonilson Lima, ao questionar quem teria sido o idealizador do projeto, o considerou “um crime de encomenda, uma pistolagem legislativa”.

Reação
O vereador Hamilton Miranda reagiu contra as declarações de Adonilson: “Pistolagem é o que a quadrilha do governo federal está fazendo com o povo”. Como se sabe, Adonilson é do PCdoB, que apoia o governo petista.

No zap
Quando o vereador Richard Vagner estava discursando no Grande Expediente, abordando a questão da segurança, a maioria dos vereadores estava com as atenções voltadas para o WhatsApp. Richard só não estava falando de “graça” porque tinha a plateia para ouvi-lo.

Segurança
Estamos conseguindo redução de homicídios e demais crimes violentos letais intencionais. Índices vão melhorar ainda mais. Após as formalidades legais (fim do concurso e curso de formação), teremos em breve novos 1.300 policiais militares. Também faremos nomeações na Polícia Civil, que se somarão às já feitas neste ano. E teremos novas viaturas para as Polícias”. Palavras do governador Flávio Dino nas redes sociais.

Rede
No próximo dia 7, sábado, a Rede Sustentabilidade realizará a Convenção Estadual. Estará presente o coordenador nacional de organização da REDE, Pedro Ivo Batista. Serão feitas filiações, análise da conjuntura política e escolha de membros da Executiva estadual. Fundado pela ex-candidata a presidente da República, Marina Silva, o partido tem dois pré-candidatos a prefeito de Imperatriz – Francimar Moreira e Maria das Graças Carvalho.

Capacitação ISAN/FGV
Mesmo com o mercado nacional em turbulência, a cidade de Imperatriz continua investindo em capacitação. Os profissionais e empresários se preparam cada vez mais para uma nova configuração de mercado na crise e na pós-crise. A FGV, presente em Imperatriz há mais de 4 anos, com seus cursos presenciais, inicia nesta quinta-feira, dia 05 de novembro, a 3ª turma do MBA em Gestão Empresarial, curso 100% presencial e certificado pela FGV. Confira:  fgvimperatriz @isan fgv.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário