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sábado, 31 de outubro de 2015

Programa "Melhor em Casa" facilita serviços de Saúde

Paciente atendido em sua residência através do "Melhor em Casa".
Imperatriz - Pacientes usuários da Rede Pública de Saúde egressos de longas internações hospitalares e que necessitam de assistência médica recebem em casa desde outubro de 2013 estes cuidados. Procedimentos como Medição de Pressão, Teste de Glicemia, Curativos e Acompanhamento Médico e Nutricional são disponibilizados diariamente em regime de plantões diurnos (07 horas às 19 horas) inclusive finais de semana e feriados. Constituído por equipe multiprofissional ‘O Programa Melhor em Casa’ é especializado em acompanhamento domiciliar de pessoas com necessidades de cuidados intermediários entre o hospital e a rede básica, ou mesmo de caráter substitutivo às internações de baixa/média complexidade; e se configura como uma porta de saída junto aos serviços de urgência/emergência, evitando internações hospitalares desnecessárias”, explicou a Secretária de Saúde, Conceição Madeira. 

Ela informou, ainda, que era muito comum que usuários ficassem internados em hospitais quando poderiam receber cuidados de saúde no conforto do seu próprio domicílio. Entretanto, para resolver a problemática o município mantém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), duas SAD, que são compostas por Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta Técnico em Enfermagem, Nutricionista e Assistente Social. Diariamente estes profissionais fazem visitas levando saúde e esperança as famílias imperatrizenses. Francisco Francelino de 70 anos é um dos atendidos pelo Programa e reconhece o beneficio do serviço.

Implantado no município na gestão do Prefeito Sebastião Madeira há exatamente dois anos, o Programa Melhor em Casa atende hoje aproximadamente 60 pacientes, e tem como principais benefício: Humanização da atenção; Menor exposição à infecção hospitalar; Maior conforto para o usuário e sua família; Disponibilização de leitos para os usuários que necessitam de internação hospitalar; Aumento dos leitos de retaguarda da rede de atenção às urgências/emergências e Otimização de recursos. Assistimos pacientes encaminhados pelo Hospital Municipal de Imperatriz, UPA, SAMU e demais serviços de saúde. E para os pacientes que não foram encaminhados por nenhum dispositivo da Rede Pública de Saúde, e desejar fazer parte do Programa, a família deve entrar em contato conosco na sede do Programa no Departamento de Atenção Básica (Av. Getúlio Vargas, Centro) que avaliaremos a necessidade dele receber atendimento domiciliar”, explicou a coordenadora do Melhor em Casa, Edna Leite.

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