terça-feira, 27 de outubro de 2015

Bastidores da política desta terça....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 27 de outubro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
27 de outubro de 2015

Quem?
No discurso mais esperado da Conferência Municipal do PCdoB, domingo, o secretário de Articulação Política do Governo Flávio Dino, jornalista Márcio Jerry, não citou nome de pré-candidato(a) do grupo. Mas afirmou que estava ali. E estava. Porque na mesa se encontravam Rosângela Curado (PDT), Clayton Noleto e Marco Aurélio, ambos do PCdoB. E na plateia Esmerahdson de Pinho e Daniel Souza, ambos do PSDB. Sabe-se que hoje Curado é a pré-candidata do grupo liderado pelo governador Flávio Dino. Se Márcio Jerry estava se referindo a ela, então é assunto encerrado. Mas se é prego batido, ponta virada, por que não anunciou? Será se está seguindo o adágio de que “caldo de galinha e cautela não fazem mal a ninguém”? Homem mais forte do Governo, Jerry pregou a unidade em torno do que chamou de “Partido de Imperatriz”, que vai “se juntar cada vez mais a esse grande partido do Maranhão, sob a liderança do governador Flávio Dino”.

Articulação
O vice-prefeito e pré-candidato a prefeito, Pastor Porto (PPS), juntamente com o presidente do partido, Paulo Matos, participou de um encontro com a deputada federal Eliziane Gama (REDE). Porto disse que foi “boa conversa” e perguntado se ficou alguma coisa definida, respondeu apenas que está “em definição”.

Pra cima
Nunca tinha visto cair pra cima. Ela caiu de São Luís para Brasília”. Palavras do prefeito Sebastião Madeira durante a conferência do PCdoB, se referindo às críticas sobre a saída de Rosângela Curado da Subsecretaria de Saúde. Após a “queda”, Curado assumiu o mandato de deputada federal.

PEN
O Partido Ecológico Nacional (PEN) se reuniu no domingo com a pré-candidata Rosângela Curado para discutir uma aliança com o PDT. Presidido por Lourival Lima, o partido apresentou o quadro de pré-candidatos a vereador e condições de logística para as eleições de 2016. A sigla não descarta discutir a possibilidade de indicar candidato a vice-prefeito.

Jogo pesado
Acirra-se a disputa pelo comando do PMDB no Maranhão. De um lado, a deputada estadual Andrea Murad. Do outro, o senador João Alberto. Ontem, Andrea e o deputado federal Hildo Rocha  pediram o cancelamento da eleição do diretório estadual, marcada para sexta-feira, 30. Eles alegam que o edital da eleição feriu vários pontos do Estatuto do partido e omitiu outras informações aos interessados na disputa. Os dois também pretendem pedir ao Diretório Nacional intervenção no Diretório maranhense.

Anticorrupção
Em cerimônia a ser realizada na manhã desta terça-feira, no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino assina decreto que regulamenta a Lei Anticorrupção no Maranhão. A lei, que já existe em âmbito federal, estabelece um regime de responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, que se configurem como corrupção.

Anticorrupção II
O decreto estadual é resultado de proposta da Secretaria de Estado de Transparência e Controle e determina que seja competência dos secretários de Estado ou dirigentes máximos dos órgãos ou entidades da administração pública a instauração de processos visando a aplicação de sanções previstas na lei. Ainda, pela regulamentação estadual aprovada, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle poderá avocar procedimentos em curso nos órgãos do Poder Executivo ou mesmo instaurá-los diretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário