sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Bastidores da política desta sexta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 09 de outubro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
09 de outubro de 2015

FGTS
Muito trovão para pouca chuva. Assim pode ser resumida a tão badalada audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Imperatriz em torno do (não) pagamento do FGTS aos funcionários da Prefeitura, que passaram do regime celetista para o estatutário. Verdade que algumas coisas foram esclarecidas, mas o que os funcionários queriam ouvir mesmo era uma certeza de que colocariam a mão no dinheiro o mais rápido possível. Mas saíram da Câmara frustrados. A representante da Caixa Econômica Federal observou que há várias condições para o saque e, no caso dos servidores municipais, o pagamento só pode ser feito depois de três anos da transmutação do regime. O imediato saque do FGTS só é permitido em outros casos, como demissão. Com isso, os servidores terão que recorrer à Justiça para sacarem o FGTS antes dos três anos. São mais de 7 mil funcionários e cerca de 67 milhões de reais. Sobre a devolução das carteiras de trabalho, já existe determinação da Justiça para que isso seja feito imediatamente.

E...
Autor da proposta para a realização da audiência pública, o vereador Rildo Amaral esbravejava nas sessões, tratando o assunto como “o calote do FGTS”. Ontem, a sua postura foi diferente. Foi comedido e chegou a dizer que não há culpa da prefeitura.

Reforços
Neste final de semana, o PV de Imperatriz ganhará mais filiados. Segundo o presidente da sigla, vereador José Carlos Soares, entre os novos filiados estão os drs. Deleon e Levi e a ex-candidata a vereadora Maria da Farmácia. O PV tomou novo rumo depois que Zé Carlos assumiu o comando.

Olha aí!
Está marcada para a noite de hoje uma reunião do PDT de Imperatriz. Os militantes estão sendo orientados a levar amigos para que se engajem nas ações do partido, inclusive se filiando. O partido não está perdendo tempo. Prepara-se para entrar quente nas eleições municipais de 2016.

Crise
Felizes dos prefeitos que estão conseguindo pagar os salários dos servidores em dia. E são poucos. Em São Vicente Ferrer, o Ministério ajuizou duas ações contra o Município devido ao atraso no pagamento dos salários. As cidades que não têm arrecadação própria, vivendo apenas do PFM, que reduz todo mês, estão passando sérias dificuldades. Com isso, a insatisfação da população e o desgaste dos gestores. E não tem como fazer milagre. É dançar conforme a música.

Cassação
Com as alterações feitas na legislação eleitoral, a partir de agora as decisões dos Tribunais Regionais sobre quaisquer ações que resultem em cassação de registro, anulação geral de eleições ou perda de diplomas somente poderão ser tomadas com a presença de todos os integrantes. E o parágrafo 5º do artigo 28 prevê que, no caso de ocorrer impedimento de algum juiz, será convocado o suplente da mesma classe. Para o ministro do TSE, Henrique Neves, a regra do quórum completo para julgar esses tipos de processos é fundamental, uma vez que “o tema tratado pela Justiça Eleitoral quase sempre é muito importante. Estamos tratando da soberania e da democracia”.

Sequela
Durante entrevista à TV Difusora, ontem, o ex-prefeito Ildon Marques disse que no PMDB, seu ex-partido, há muitas pessoas que não gostam dele. Descartou ter o vice do PMDB, do qual só queria o tempo de televisão. Nas eleições de 2012, Ildon teve a sua candidatura rifada pelo PMDB, que não lançou candidato e apoiou Sebastião Madeira (PSDB). Daí o motivo de Ildon deixar a sigla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário